Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Vale (VALE3): Clima e logística pesam negativamente e produção e venda de minério caem no 2º tri

Segundo a companhia, o prêmio do minério de ferro no período recuou 19,8% na comparação trimestral

Foto: Shutterstock

A produção e a venda de minério de ferro da Vale (VALE3) tiveram queda no segundo trimestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior, impactadas por efeitos climáticos e logísticos, de acordo com a prévia operacional divulgada pela mineradora na noite desta terça-feira (19).

A produção de minério do período foi de 74,1 milhões de toneladas, volume 1,2% menor do que o registrado no mesmo período de 2021, enquanto as vendas da commodity recuaram 2,3% na mesma base de comparação, para R$ 64,3 milhões de toneladas.

De acordo com a companhia, a produção foi impactada pelos efeitos da instalação de equipamentos no S11D e por restrições logísticas, uma vez que a umidade exigiu mudanças nos processos de formação de pilhas, além da menor disponibilidade de ROM, causada por processos de licenciamento mais lentos.

O prêmio do minério de ferro da Vale caiu 19,80% na comparação trimestral, para US$ 7,3 milhões por tonelada, uma vez que os maiores prêmios de pelotas foram compensados pelas vendas de minérios de alta sílica.

“A Vale vendeu um percentual maior de minérios de alta sílica separadamente para antecipar as vendas e se beneficiar dos preços de mercado mais altos no segundo trimestre para esses produtos”, declarou a companhia.

Na direção oposta, tanto a produção quanto a venda de minério do período foram mais fortes do que as anotadas nos três primeiros meses do ano, em 17% e 23%, respectivamente. A produção, segundo a Vale, foi impulsionada principalmente pelo desempenho dos Sistemas Sul e Sudeste, que se aproveitaram do período seco.

A produção do Sistema Norte também subiu, beneficiada pelo clima, mas este efeito foi parcialmente compensado por atividades pontuais de homogeneização de estoques para ajustar níveis de umidade.

Revisão de projeção

Como forma de garantir maior flexibilidade na sua produção, devido às condições atuais de mercado, com volatilidade das commodities ao redor do globo, a Vale revisou a sua projeção de produção de minério de ferro e cobre para este ano.

Se antes, a companhia previa uma produção de 320 a 335 milhões de toneladas de minério de ferro em 2022, agora prevê o intervalo entre 310 e 320 milhões de toneladas. No caso do cobre, a produção passou de 330 a 355 milhões toneladas, para 270 a 285 milhões de toneladas.

Além da volatilidade do mercado, a Vale também levou em consideração o efeito pontual da homogeneização de estoques e a venda do Sistema Centro-Oeste.

⇨ Acompanhe as notícias de mais de 30 sites jornalísticos de graça! Inscreva-se no TradeMap!

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.