A Vale (VALE3) comunicou nesta terça-feira (1) que assinou três acordos para desenvolver complexos industriais no Oriente Médio. A ideia da mineradora é desenvolver uma produção de baixo carbono para a indústria siderúrgica.
Os países que terão os mega hubs são: Arábia Saudita, Omã e Emirados Árabes Unidos. Nas novas unidades fabris, a Vale vai produzir hot briquetted iron (HBI) e produtos de aço. O HBI é um metal fabricado à base de pelota de minério de ferro, que permite que a alimentação do alto-forno gere menos CO2 pelas usinas.
“A produção de HBI com utilização de gás natural emite aproximadamente 60% menos CO2, quando comparado com a produção de ferro gusa. No futuro, a substituição de gás natural por hidrogênio e a utilização de energia renovável poderão eliminar as emissões de CO2”, afirma a mineradora.
Pelo acordo, a Vale vai construir e operar as plantas de concentração e briquetagem de minério de ferro nos hubs, assegurando a oferta de produtos aglomerados de alta qualidade, enquanto os parceiros locais devem contribuir na construção da infraestrutura necessária.
Além disso, a mineradora espera que os investidores e os clientes construam e operem nas plantas e sejam os compradores do HBI.