No último pregão antes do segundo turno, os investidores acompanham dados de inflação nos Estados Unidos, que devem ajudar a determinar se será possível uma alta de juros menor a partir de dezembro, e o balanço da Usiminas (USIM5), que será informado antes da abertura do mercado.
O mercado brasileiro também repercute a bateria de balanços divulgados ontem, inclusive o da Vale (VALE3), cujo lucro líquido recuou quase 19% no terceiro trimestre com a queda nos preços do minério, um tombo menor que o esperado pelo mercado, mas ainda assim uma má notícia.
A poucos dias das eleições, que acontecem no domingo, o mercado avalia também o detalhamento da última pesquisa Datafolha, divulgada ontem, que mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 53% dos votos válidos e o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 47%.
A “Carta para o Brasil de Amanhã”, divulgada ontem por Lula, não agradou ao mercado, que considerou os termos excessivamente genéricos em relação ao compromisso com a responsabilidade fiscal.
“A política fiscal responsável deve seguir regras claras e realistas, com compromissos plurianuais, compatíveis com o enfrentamento da emergência social que vivemos e com a necessidade de reativar o investimento público e privado para arrancar o país da estagnação”, afirmou a carta.
Como havia informações de que a campanha do ex-presidente soltaria o documento, o dólar caiu com força e a bolsa disparou assim que foi divulgado, mas a carta foi avaliada como superficial, sem assumir nenhum compromisso de fato, e as cotações voltaram.
Na noite desta sexta, acontece o último debate entre os dois presidenciáveis na Globo, a partir das 21h30 – a avaliação é que o confronto pode ajudar indecisos a optarem por um dos candidatos.
Amazon em queda e PCE
No exterior, os olhos estarão voltados para o PCE (índice de preços para despesas de consumo pessoal) de setembro. O indicador é o mais acompanhado pelo Federal Reserve, o banco central americano, para medir o comportamento da inflação.
A expectativa do mercado é que o núcleo do índice, medida que exclui itens de preços mais voláteis, tenha subido 0,5%, uma leve desaceleração na comparação com agosto.
Se um ritmo mais moderado se confirmar, o dado irá reforçar a tendência de o Fed reduzir o ritmo de aumentos na taxa básica americana. Na semana que vem o BC dos EUA deve manter o ritmo agressivo de 0,75 ponto, mas há sinais de que pode desacelerar no final de 2022.
Leia mais:
PIB dos EUA avançou 2,6% no terceiro trimestre, acima do esperado
Ontem, a Amazon (AMZO34) divulgou um resultado financeiro ruim para o terceiro trimestre e ainda fez projeções ruins para o quarto trimestre, e como resultado os papeis da empresa chegaram a cair quase 20% no after market.
Por volta das 8h20, os índices futuros americanos operavam em queda: o Dow Jones caía 0,17%, o S&P 500 recuava 0,66% e o Nasdaq perdia 1,09%. O índice europeu Euro Stoxx 50 operava em queda de 0,52%.