Soma (SOMA3) tem lucro ajustado 256% maior no 3º trimestre; receita líquida praticamente dobra

Números excluem o impacto da Hering, incorporada pelo grupo no mês de setembro

Farm Grupo Soma

Foto: Divulgação

Logo Trademap

Por:

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Por:

O Grupo Soma (SOMA3), dono de marcas como Hering, Animale, NV e Farm, encerrou o terceiro trimestre deste ano com lucro líquido ajustado de R$ 77,6 milhões, um aumento de 256% em relação aos R$ 21,8 milhões de igual período de 2020.

A receita líquida ajustada, por sua vez, praticamente dobrou, ao passar de R$ 286 milhões para R$ 560,4 milhões.

Os resultados ajustados são pro forma e excluem o impacto da Hering, incorporada pelo grupo no mês de setembro.

O resultado operacional, medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado, disparou 516,4% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, de R$ 18,3 milhões para R$ 112,8 milhões. A margem Ebitda ajustada mais do que triplicou, de 6,4% para 20,1% em igual intervalo de comparação.

Base de clientes cresce 20%

Em seu balanço, a companhia destacou que o trimestre foi marcado por uma intensa retomada dos canais físicos, que foram fundamentais para a aceleração da captação de novos clientes pelo grupo e para a recuperação daqueles inativos em função da pandemia.

As vendas do varejo físico cresceram 194,6% de julho a setembro na comparação com o mesmo período de 2020; a receita do canal digital se expandiu em 22,9%.

A base ativa da Soma atingiu organicamente 1,3 milhão de clientes, alta de 20% em relação ao terceiro trimestre de 2020 e de 8,4% sobre os três meses imediatamente anteriores. Com os números da Hering, o crescimento anual foi de 14,9% e o anual, de 6,2%.

Segundo o grupo, há muitas oportunidades de melhoria com a integração com a Hering, principalmente vinculadas à gestão da cadeia de suprimentos, à redução dos níveis de ruptura, orientação para o sell out e disseminação da cultura digital.

“Seguimos atentos ao cenário de aumento de preços e desequilíbrios entre oferta e demanda que podem afetar a economia em 2022. Entendemos que no cenário doméstico esses eventos podem se desdobrar em pressão na cadeia de suprimentos, aumento de custos e de despesas de ocupação e estamos preparados para o que vem pela frente. É provável que tenhamos algum nível de repasse de preços em 2022, sem impactos em margem bruta”, afirmou a Soma, em seu resultado trimestral.

No cenário internacional, o grupo disse estar bastante confortável com a estrutura para suportar o crescimento “exponencial” da Farm Global.

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Rolar para o topo
Baixe o App Footer Post
Baixe o App Footer Post 0003 Carteira

Carteira consolidada

Baixe o App Footer Post 0002 historico de Dividendos

Histórico de dividendos

Baixe o App Footer Post 0001 Acompanhamento

Acompanhamento em tempo real

Baixe o App Footer Post 0000 IBOV

Comparação com IBOV, CDI, Dólar e mais