Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Setor de serviços dos EUA surpreende e traz má notícia para mercado de ações do país

Atividade do setor de serviços dos EUA caminha para estabilização em setembro e aumenta receio de elevação longa nos juros do país

Foto; Shutterstock

A atividade do setor privado dos Estados Unidos continuou encolhendo em setembro, mas em ritmo bem menor que o observado em agosto. No entanto, trouxe más notícias para o mercado de ações americano, que acentuou as perdas após a divulgação do indicador.

De acordo com dados da S&P Global, o índice PMI que mede a atividade do setor privado nos EUA subiu de 44,6 pontos em agosto para 49,3 pontos em setembro. No setor de serviços, o índice passou de 43,7 para 49,2 pontos, enquanto no segmento industrial o índice subiu de 51,5 para 51,8 pontos.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração.

Segundo o Rabobank, citando dados da Bloomberg, a expectativa dos investidores era de que o índice sobre a atividade do setor de serviços subisse a 45,5 pontos, e o do setor industrial caísse a 51,0 pontos.

No geral, os dados mostraram que a atividade econômica dos EUA está mais forte do que o mercado previa. Isso em geral seria uma boa notícia para os preços das ações, mas não no contexto atual.

Na última quarta-feira, o Federal Reserve, banco central do país, aumentou novamente os juros. O objetivo da medida é frear o crescimento econômico para conter a inflação.

Quando os juros sobem, as ações perdem apelo entre os investidores. Isso porque taxas mais altas elevam o retorno proporcionado pela renda fixa – títulos de dívida, por exemplo – e aumentam as despesas financeiras das companhias, deixando menos margem para aumentar o lucro e os dividendos.

Os dados do PMI de hoje sugerem que, mesmo num ambiente de juros elevados e em alta contínua, a economia americana continua resistindo a uma desaceleração – o que abre espaço para os juros continuarem subindo por mais tempo.

Mais importante, o mercado de trabalho do país dá sinais que continua aquecido. De acordo com a S&P Global, o emprego no setor privado cresceu mais em setembro, ainda que num ritmo menos intenso em relação a agosto.

“A taxa de criação de emprego em fabricantes de bens foi a mais alta em seis meses em meio a um maior sucesso para encontrar candidatos adequados para contratações”, disse a S&P em um relatório.

Por volta das 11h15, o S&P 500, um dos três principais índices do mercado de ações dos EUA, caía 1,69%, mas chegou a cair 1,83% nos primeiros minutos após a divulgação do PMI.

⇨ Quer acompanhar as cotações das suas ações na B3 em TEMPO REAL? Inscreva-se no TradeMap!

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.