A Sequoia Logística (SEQL3), que atua com pequenas, médias e grandes empresas na coleta e entrega de cargas, continua sentindo o efeito da taxa de juros elevada.
No terceiro trimestre do ano, o lucro líquido ajustado da companhia, que exclui a amortização de intangíveis gerados nas aquisições e despesas não recorrentes, caiu 50% na comparação anual, para R$ 8,6 milhões, como consequência do aumento da Selic, que aumentou as despesas da companhia e impactou o seu endividamento.
No período, as despesas atingiram R$ 60,5 milhões, uma elevação de 29,4% ante o mesmo intervalo de 2021. O endividamento da empresa, por sua vez, subiu 2,3% na mesma base de comparação, para R$ 507,18 milhões.
No âmbito operacional, que impacta diretamente a receita da companhia, embora o número de pedidos tenha aumentado 65,1% na comparação anual, alcançando 20,8 milhões, o tíquete médio dos segmentos B2C e B2B, que compreende itens leves e pesados, apresentou redução de 24,1% e 3,8%, respectivamente.
Segundo a companhia, essa queda do tíquete médio reflete a menor demanda do mercado por produtos de maior valor agregado, tanto pelo impacto negativo dos juros altos no crédito ao consumidor quanto por efeitos causados pela pandemia.
Mesmo assim, a receita bruta total da Sequoia atingiu R$ 538,2 milhões, valor 20,7% maior que o visto no mesmo intervalo do ano anterior. Do total, a maior parcela, de R$ 343,6 milhões, refere-se ao segmento B2C, e R$ 148 milhões ao B2B, enquanto a logística representou R$ 46,6 milhões.
Já a receita líquida somou R$ 453,1 milhões no terceiro trimestre do ano, uma alta de 21,1% na base anual.
O lucro operacional, evidenciado pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) subiu 19,8% na comparação anual, para R$ 67,4 milhões, enquanto a margem Ebitda caiu 0,1 ponto percentual, a 14,9%.
“Apesar dos desafios de 2022, estamos confiantes para a entrega de um resultado robusto, mantendo nossas perspectivas positivas para os próximos anos, onde continuaremos a explorar as importantes avenidas de crescimento que temos construído, por meio de um modelo integrado entre os segmentos B2C e B2B com soluções inovadoras que irão gerar grandes benefícios para os nossos clientes”, explica a companhia.