Após um primeiro trimestre de resultados mistos, com sólido desempenho na receita líquida mas com margem Ebitda ainda pressionada pelas recentes aquisições, o banco Safra reduziu o preço-alvo da Locaweb (LWSA3) para o fim de 2022 de R$ 21 para R$ 10, uma redução de 52,38% em relação ao preço anterior.
Em relatório distribuído ao mercado na noite desta terça-feira (7), o banco explica que o corte no preço incorpora os últimos resultados financeiros da Locaweb e uma nova taxa de desconto para refletir uma maior percepção de risco.
No primeiro trimestre do ano, o lucro atribuído aos controladores da Locaweb somou R$ 4,5 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 8,4 milhões na base anual. Já a receita líquida avançou 85,5% no período na mesma base de comparação, para R$ 248,8 milhões.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 29,5 milhões entre janeiro e março deste ano, uma alta de 75,1% em relação ao mesmo período de 2020, enquanto a margem Ebitda subiu 1,4 ponto percentual, para 11,8%.
Para o Safra, apesar dos riscos decorrentes da diluição da margem Ebitda no curto prazo, as recentes aquisições da Locaweb devem compensar no longo prazo, beneficiando a lucratividade ao longo do tempo.
“Observamos que, embora as perspectivas de curto prazo para a empresa pareçam difíceis, com riscos de execução e compressão de margem, acreditamos que a avaliação atual pode representar um ponto ideal para o longo prazo”, diz o relatório.
Saiba mais:
Locaweb (LWSA3) é ação de tech que você deve ter na carteira, diz Bank of America
Desconto relevante
Segundo a instituição financeira, os papéis ordinários da Locaweb estão rodando a 3,1 vezes, considerando-se o múltiplo conhecido como EV/Vendas, que calcula quantos anos são necessários para a receita atingir o valor de mercado da companhia.
É um desconto relevante na comparação com algumas empresas de SaaS (empresas de softwares), que estão sendo negociadas a 8 vezes, em média, ou a Shopify, que está sendo negociada a 7,2 vezes esse indicador. Na avaliação do Safra, isso não é justo, considerando-se que ambas têm expectativas semelhantes de crescimento de receita, de 21% entre 2022 e 2025 para Locaweb e de 29% para Shopify.
“Em uma perspectiva local, as empresas de tecnologia estão negociando aproximadamente em linha”, diz o Safra.
Do lado positivo, o banco ressalta também que a Locaweb ainda é um negócio com um longo caminho de crescimento pela frente no setor de comércio eletrônico, onde suas melhores margens estão. Por isso, a instituição financeira manteve a recomendação de compra para os papéis da empresa de serviços de internet.
“Recentes aquisições trouxeram para a empresa negócios que ainda estão em fase de maturação, com margens em construção, mas também novas soluções que devem fortalecer o portfólio de soluções da Locaweb”, explica o Safra.
De acordo com dados disponíveis na plataforma TradeMap, os papéis ordinários da Locaweb apresentam uma queda acumulada de 45,49% entre janeiro e junho deste ano, já considerando o valor desta quarta-feira (8).
Por volta de 12h38, as ações da empresa de serviços de internet operavam em queda de 1,65%, negociadas a R$ 7,15.