Sabesp (SBSP3) expande negócios e vai atuar com produção e comercialização de energia solar

Primeira usina será construída no reservatório de Jaguari e terá capacidade instalada de 5 MW

Foto: Shutterstock/ADVTP

Em linha com o objetivo de expandir os negócios e avançar na sustentabilidade, a Sabesp (SBSP3) anunciou a constituição de uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) denominada Canteira SP, no qual terá fatia de 49%, para atuar na geração e comercialização de energia elétrica.

Em comunicado divulgado ao mercado nesta segunda-feira (31), a estatal paulista de saneamento disse que vai implantar quatro usinas de energia solar fotovoltaica sobre estruturas flutuantes nos reservatórios.

A primeira usina será construída no reservatório de Jaguari, integrante do sistema Cantareira, com capacidade de 5 MW (megawatts). Segundo a companhia, o empreendimento deve entrar em operação já em 2023.

A iniciativa deve ajudar ainda mais as ações da companhia, que sobem 71,17% nos últimos 12 meses, segundo a plataforma TradeMap, refletindo uma possível privatização pelo governo paulista, já que pode permitir à companhia gerar e consumir a própria energia, reduzindo as despesas operacionais, que hoje são o maior gargalo.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 20 de maio

Nesta terça-feira (20) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências: Terça-feira

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.