A Desktop (DESK3), empresa provedora de internet que presta serviços de banda larga, anunciou duas aquisições na sexta-feira (26). A companhia, por meio de sua controlada Starnet, adquiriu 70% da Fasternet e 100% da IDC Telecom Ltda.
Com cerca de 115 mil assinantes, a Fasternet é uma provedora de internet localizada no interior de São Paulo. A IDC também atua no segmento de serviços de internet e conta com 40 mil assinantes distribuídos em cidades do interior de São Paulo, segundo informou a Desktop.
As duas compras, porém, ainda dependem da aprovação dos conselhos de administração das empresas e da conclusão de diligências feitas na Fasternet e IDC.
O que achamos?
A compra das empresas mostra o foco na estratégia da empresa em fusões e aquisições. Desde o IPO, em julho de 2021, a Desktop já dobrou de tamanho.
A companhia, portanto, deve continuar a ter alta na receita e diluição de custos, podendo, assim, ter uma maior rentabilidade com a eficiência das sinergias geradas nas aquisições.
Mas essa redução de custo pode não ser imediata, o que traria maiores custos fixos para a empresa inicialmente.
O fato de a empresa comprar apenas empresas do interior do estado de São Paulo também traz um benefício de custos, uma vez que a companhia passa a ter estruturas de rede que aumentam a sua eficiência operacional.
Dessa forma, a aquisição pode ser vista com bons olhos porque mostra o potencial de crescimento inorgânico da Desktop e o ganho de mercado.
Como as ações devem reagir?
As ações da companhia devem responder positivamente no pregão desta segunda-feira (29). Acreditamos que a aquisição das empresas deve ser vista com bons olhos pelos investidores.
Os papéis da Desktop acumulam queda de 30,97% neste ano.