O Produto Interno Bruto (PIB) real dos Estados Unidos cresceu 3,0% em termos anualizados no segundo trimestre de 2025, superando a expectativa de mercado de 2,5%, segundo a estimativa preliminar do Departamento de Análise Econômica (BEA). No primeiro trimestre, a economia havia recuado 0,5%.
O avanço foi impulsionado principalmente pela queda das importações, que são subtraídas do cálculo do PIB, e pelo aumento nos gastos do consumidor, enquanto quedas no investimento e nas exportações atuaram como fatores de contenção. Em relação ao primeiro trimestre, a recuperação também foi explicada por menor volume de importações e maior consumo, parcialmente compensados pela retração dos investimentos.
As vendas finais reais para compradores domésticos privados – soma dos gastos do consumidor e do investimento fixo privado bruto – cresceram 1,2%, após alta de 1,9% no trimestre anterior.
No lado dos preços, o índice de preços das compras internas brutas avançou 1,9%, ante 3,4% no trimestre anterior. O índice de preços das despesas de consumo pessoal (PCE) subiu 2,1% (3,7% no trimestre anterior) e, excluindo alimentos e energia, registrou alta de 2,5% (ante 3,5%).
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.