Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

PetroReconcavo (RECV3): confira possível reação dos papéis após contrato de venda com Sergas

Negócio segue em linha com a estratégia da companhia de expandir atuação relacionada à venda de gás natural

Foto: Shutterstock/Sidney de Almeida

A PetroReconcavo (RECV3) informou ao mercado na noite de sexta-feira (27) que assinou contrato para fornecer gás natural à Sergas (Sergipe Gás S/A) por um prazo de dez anos.

De acordo com comunicado, o contrato prevê fornecimento de 50 mil metros cúbicos de ás natural por dia a partir do segundo semestre de 2023 e 100 mil metros cúbicos por dia de gás natural para os próximos anos, 2024 a 2032.

O preço do gás será definido pela soma do repasse do custo de transporte e o custo da molécula. A parcela de molécula ficou definida como 13,6% da cotação do petróleo tipo Brent para 2023 e 2024, e 12,6% da cotação entre 2025 e 2032.

O piso e o teto do pagamento ainda não foram divulgados, porém serão ajustados de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (CPI), um dos principais indicadores da inflação americana.

O que achamos?

O contrato anunciado segue em linha com a estratégia da PetroReconcavo de expandir os negócios relacionados à venda de gás natural e deve elevar as receitas da companhia para este ano de 2023.

A companhia marcou sua entrada no mercado livre de gás em 2022 ao firmar três novos contratos para comercialização da produção com as empresas Galp, TAG e Proguigel-Unigel.

Entre os períodos de janeiro e setembro de 2022, as vendas de gás da companhia já superaram a participação de 39% na receita bruta total ao atingir um valor de R$ 8 bilhões. O montante equivale a mais que três vezes o resultado obtido nos primeiros nove meses de 2021.

Outro ponto é que serão embutidos preços do transporte e custo da molécula nos preços de vendas do gás natural, o que protege a rentabilidade da companhia.

Diante disso, é esperado que a comercialização de gás natural divida o posto de protagonista no portfólio da companhia com a comercialização de petróleo.

Como os papéis devem reagir?

O mercado deve enxergar a operação com viés positivo, já que um aumento na receita pode elevar os retornos para os acionistas.

Portanto, é possível que os papéis da PetroReconcavo abram o pregão desta segunda-feira (30) em alta. Vale ressaltar que as ações da companhia acumulam alta de 65% nos últimos 12 meses.

*O Pré-Trade é publicado diariamente pela Agência TradeMap, sempre antes da abertura da Bolsa, e se propõe a indicar como investidores podem reagir no pregão em reação a alguma notícia ou fato novo que tenha relação com uma ação específica em sua carteira. O conteúdo se destina a fins informativos e não deve ser interpretado como nenhum tipo de recomendação de investimentos.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Fique por dentro das principais notícias do mercado. Assine a nossa TradeLetter