A Petrobras (PETR3; PETR4) informou nesta quinta-feira, 7, a venda total de sua participação na Liquigás para o grupo formado por Copagaz, Itaúsa e Nacional Gás Butano, no valor de R$ 3,7 bilhões.
A estatal disse, em nota, que a transação ainda será submetida à aprovação pelos órgãos competentes da Petrobras.
“Essa operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando à geração de valor para os nossos acionistas”, informou a petrolífera em seu fato relevante.
Para o Bradesco BBI, a transação é um bom sinal para a Petrobras. “Nossa estimativa para o múltiplo EV/Ebitda implícito da venda é de 12 vezes”, avaliou o banco. Além do mais, a aquisição mostra um apetite na compra de ativos no negócio de distribuição de gás.
Na última quarta-feira, a companhia adquiriu dois blocos no megaleilão da cessão onerosa. O dinheiro levantado com a venda da Liquigás pode ser um indicativo de que a Petrobras o use para quitar a compra.
Ibovespa
Os papéis preferenciais da petroleira subiam modestos 0,61% (às 11h15) no pregão de hoje. Os ativos ON do Itaúsa (ITSA4) acompanhavam o mesmo ritmo da Petrobras. Você pode acompanhá-los em tempo real pelo TradeMap.

Foto: Divulgação