A Petrobras informou na noite desta sexta-feira (21) que vai começar a enviar orientações para aqueles que manifestaram interesse em comprar a sua rede de fibra ótica onshore (sobre a terra), que foi colocada à venda no final de setembro.
A rede, que possui 8 mil quilômetros de extensão, conecta diversas capitais e regiões metropolitanas em toda as regiões do país, de acordo com a estatal. A petroleira especifica ainda que a rede é composta por cabos enterrados que possuem, em sua maioria, capacidade de 36 fibras óticas cada.
O envio das orientações aos interessados marca o que a empresa chama de início da “fase não vinculante”, quando os potenciais compradores recebem um memorando com informações mais detalhadas sobre o ativo, além de instruções sobre o processo de venda, incluindo orientações para a elaboração e envio das propostas.
A venda da rede de fibra ótica reforça o plano de desinvestimentos da Petrobras (PETR4), que tem buscado se desfazer de ativos que não fazem parte do seu foco atual, que é a exploração de águas profundas e ultraprofundas.
“Essa operação está alinhada à estratégia de otimização de portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor e maior retorno à sociedade”, diz o comunicado.