A Petrobras (PETR4) anunciou nesta terça-feira (4) a construção da 10ª plataforma para a exploração do pré-sal no Campo de Búzios, na bacia de Santos (SP). A P-82 será produzida com a empresa Sembcorp Marine Rigs & Floaters e tem previsão para iniciar as atividades em 2026.
A estrutura será uma unidade flutuante de armazenamento e transferência, ou FPSO, na sigla em inglês, com capacidade para produzir até 225 mil barris de óleo por dia, processar até 12 milhões de metros cúbicos de gás diariamente e armazenar mais de 1,6 milhão de barris.
O projeto da petrolífera ainda prevê a interligação de 16 poços no Campo de Búzios, sendo nove produtores e sete injetores. Segundo a Petrobras, a P-82 faz parte de uma nova geração de plataformas que se destacam pela “alta capacidade de produção e pelas tecnologias inovadoras de baixo carbono”.
A unidade contará com tecnologias que aumenta o aproveitamento do gás de forma segura e impede que o produto seja queimado na atmosfera, além de um sistema que mitiga o vazamento de gás metano e um sistema digital que permite simulações e testes remotos antes de operações.
Na semana passada, a Petrobras já havia anunciado a assinatura de outro contrato de construção de plataformas, o da P-83, com a empresa Keppel Shipyard Limited. Esta outra plataforma também atuará em Búzios, terá capacidade semelhante à da P-82, mas deve começar as atividades em 2027.