Petrobras (PETR4) anuncia redução de 5% no preço do gás natural para as distribuidoras

Corte é referente ao trimestre de agosto a outubro e ficará vigente até janeiro de 2023

Foto: Shutterstock/renatopmeireles

A Petrobras (PETR4; PETR3) vai reduzir em 5% o preço do gás natural vendido para as distribuidoras a partir de 1º de novembro, referente ao trimestre de agosto a outubro. O novo preço ficará vigente até janeiro de 2023.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (10), a estatal explicou que os contratos preveem atualizações trimestrais e vinculam a variação do preço do gás às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio. No período, o óleo teve queda de 11,5% e o dólar uma depreciação de 6,5%.

“A atualização trimestral do preço do gás natural e anual para o transporte do produto permite atenuar volatilidades momentâneas e aliviar, no preço final, o impacto de oscilações bruscas e pontuais no mercado externo, assegurando, desta forma, previsibilidade e transparência aos clientes”, diz o comunicado.

Além disso, a Petrobras ressaltou que o preço do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras e pelos tributos federais e estaduais.

Por volta de 16h21, a ação ordinária da petrolífera operava em baixa de 1,12%, a R$ 37,02, enquanto o papel preferencial caía 1,28%, a R$ 33,20.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.