PEC na reta final, nota do Brasil mantida e o que mais você precisa saber para investir bem hoje

Investidores ainda estarão de olho na chance de alta de juros nos EUA e na divulgação do Livro Bege

bolsaopcao2
Logo Trademap

Por:

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Por:

O Senado bem que tentou na noite de ontem, mas decidiu votar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Precatórios em plenário nesta quarta, dia 1º, para ter mais segurança da margem de votos. A proposta, que prorroga o pagamento dessas dívidas das quais a União não pode mais recorrer, abre espaço para o pagamento de R$ 400 do Auxílio Brasil.

O texto pode ser fatiado para que a parte referente ao benefício social, que é consenso entre deputados e senadores, não tenha que voltar e ser apreciada novamente em dois turnos pela Câmara. Dessa forma, o Auxílio Brasil seria promulgado de forma imediata e implementado ainda em 2021. Esse ponto é essencial, já que a legislação proíbe a criação de um novo programa social em ano eleitoral, como é 2022.

De acordo com o jornal Valor, o relator da proposta, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), continua negociando um apoio mais amplo ao texto, cedendo em pontos como a retirada dos precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) do teto de gastos.

Se a PEC for aprovada em dois turnos, viabilizando o pagamento do Auxílio Brasil, a tendência é de descompressão no mercado, que vem sendo dominado nas últimas semanas pela incertezas referente à política fiscal.

Nota mantida

Os investidores também podem reagir bem à decisão da agência de classificação de risco S&P de manter a nota do Brasil em BB-, com perspectiva estável.

Para a agência, as pressões sobre o teto de gastos, mecanismo que limita a alta em despesas à inflação e que está sendo alterado pela PEC dos Precatórios, resultarão em uma melhora mais lenta do panorama fiscal brasileiro.

Juros nos EUA e Livro Bege

Outro ponto de atenção do mercado seguirá sendo a política monetária nos EUA. Ontem, o presidente do Federal Reserve (banco central dos EUA), Jerome Powell, afirmou que a instituição está deixando de olhar a inflação atual como transitória (ou seja, um cenário que requer juros mais altos para combatê-la) e que a retirada de estímulos à economia americana deve acontecer de forma mais rápida.

As declarações derrubaram bolsas no mundo todo, já que juros mais altos nos EUA retiram a atratividade de investimentos mais arriscados, como ações ou ativos de países emergentes.

É por isso que todos acompanharão a divulgação, às 16h de hoje, do Livro Bege pelo Fed. A publicação, um compilado de relatórios montados a partir de entrevistas com economistas e diretores de bancos e de empresas, sai oito vezes por ano com o objetivo de ajudar a embasar as decisões de política monetária da maior economia do mundo.

Às 10h15, sai o emprego no setor privado nos Estados Unidos em novembro. O relatório ADP mede a variação mensal de empregos não agrícolas na maior economia do mundo, e também serve como um indicativo das próximas ações de política monetária. Isso porque, além do controle da inflação, o Fed também persegue o objetivo do pleno emprego.

Agenda completa

  • Às 10h, o HSBC divulga o PMI (índice de gerente de compras) da indústria brasileira em novembro.

 

  • Às 15h, sai a balança comercial brasileira em novembro, divulgada pela Secint (Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais)

 

  • Às 10h15, sai o emprego no setor privado nos Estados Unidos em novembro. O relatório ADP mede a variação mensal de empregos não agrícolas na maior economia do mundo.

 

  • Às 11h45, a Markit informa o PMI (índice de gerente de compras) dos EUA em novembro.

 

  • Às 12h30, o DoE (Departamento de Energia dos EUA) informa o número atualizado dos estoques de petróleo bruto no país.

 

  • Às 16h, o Fed (banco central dos Estados Unidos) divulga o Livro Bege.

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Tags:

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Rolar para o topo

Não perca essa oportunidade!

Baixe o nosso App!

O maior hub do mercado financeiro
na palma da sua mão!

Curso grátis que te ensina de forma simples sobre o mercado futuro

Banner share midias site curso winfut clear trademap

Cadastre-se agora no curso que vai te ensinar tudo sobre mercado futuro!

Banner share midias site curso winfut clear trademap