Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Payroll nos EUA, produção de veículos e o que mais você precisa saber para investir bem

Dados sobre mercado de trabalho americano podem reforçar antecipação de juros pelo Fed

As atenções do mercado nesta sexta-feira, dia 7,  se voltam para a divulgação do payroll nos Estados Unidos, com a divulgação da taxa de desemprego e criação de vagas na maior economia do mundo em dezembro. O dado sai às 10h30, e é o principal número sobre mercado de trabalho que é acompanhado pelo Fed, banco central dos EUA, para embasar suas decisões de política monetária.

Se vier forte, como é esperado por analistas, reforçará o cenário de alta de juros antecipada desenhado pela ata do Fomc (comitê de política monetária do Fed). O documento não só sinalizou que a autoridade monetária pode subir a taxa básica de juros mais cedo que o esperado, como pode começar a reduzir a carteira de ativos no balanço do banco mais rapidamente que no ciclo anterior.

Por que isso mexe com o mercado brasileiro?

Quando os juros sobem nos EUA, ativos de maior risco, como os de países emergentes como o Brasil, se tornam menos atrativos. Nesse cenário, nossos juros futuros tendem a subir para compensar esse movimento, e isso tem efeito direto sobre a bolsa e renda fixa.

Produção de veículos em 2021

Às 10h, saem os dados da Anfavea (associação das montadoras) sobre produção, emplacamento e exportações de veículos em dezembro.

Ao longo do ano passado, o setor automotivo sofreu com a falta de semicondutores, um tipo de material capaz de conduzir correntes elétricas e que é matéria-prima para a fabricação de chips usados em aparelhos eletrônicos e também em veículos.

Com a pandemia de coronavírus, houve uma forte redução global na produção desses componentes eletrônicos, o que vem afetando a indústria automobilística.

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.