O emprego total não agrícola nos Estados Unidos teve leve alta de 22 mil vagas em agosto, abaixo das expectativas do mercado, que estimava criação de 75 mil vagas, informou o Bureau of Labor Statistics (BLS). A taxa de desemprego ficou em 4,3%. O crescimento de empregos na área da saúde foi parcialmente compensado por perdas no governo federal e no setor de mineração, pedreiras e extração de petróleo e gás.
Na saúde, foram criadas 31 mil vagas, abaixo da média mensal de 42 mil nos últimos 12 meses. O aumento ocorreu principalmente em serviços ambulatoriais (+13 mil), hospitais (+9 mil) e residências de cuidados (+9 mil). O setor de assistência social registrou expansão de 16 mil empregos.
O governo federal perdeu 15 mil vagas em agosto, acumulando queda de 97 mil desde janeiro. A mineração, pedreiras e extração de petróleo e gás recuaram 6 mil empregos. O comércio atacadista e a indústria também apresentaram retração, com 12 mil e 78 mil postos perdidos ao longo do ano, respectivamente.
Os ganhos médios por hora dos trabalhadores do setor privado não agrícola subiram 0,3%, para US$ 36,53. Entre funcionários de produção e não-supervisores, a alta foi de 0,4%, para US$ 31,46. A semana média de trabalho permaneceu estável em 34,2 horas, com horas extras em 2,9 horas.
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.