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Para XP, 4º trimestre tem sido difícil para vendas em shoppings, mas dezembro pode trazer alívio

Analistas visitaram shoppings em São Paulo e perceberam que a Copa do Mundo e uma Black Friday mais fraca atrapalham o trimestre

Foto: Shutterstock/MikeDotta

O quarto trimestre deste ano não tem sido positivo para as varejistas, na opinião da XP, mas o último mês do ano e as comemorações de Natal podem trazer um certo impulso nas vendas.

Em relatório, os analistas Danniela Eiger, Ygor Altero, Gustavo Senday e Thiago Suedt afirmam que têm visto um fluxo menor de pessoas nos shoppings, em razão da Copa do Mundo e dos jogos da Seleção brasileira, além de uma Black Friday mais fraca.

A XP visitou mais de 40 lojas em dois shoppings de São Paulo na última semana para entender como está a expectativa e confiança nas vendas das varejistas para dezembro, bem como avaliar os meses passados.

Os analistas concluíram que a Copa do Mundo tem sido um ponto negativo para o fluxo de clientes, mesmo com um aumento na demanda por TVs e itens relacionados ao futebol.

De acordo com os analistas, a Fast se manteve otimista, destacando uma forte demanda incremental por TVs, à medida que a seleção avança de fase na competição, enquanto a Americanas (AMER3) teve uma postura mais negativa quanto a venda de TVs e smartphones.

Também afirmaram que a Centauro continua a ver uma venda alta das camisas da seleção brasileira, com um fornecimento já mais normalizado.

Além disso, notaram que as vendas na semana da Black Friday foram fracas, com “consumidores focados em promoções oportunísticas”. Por fim, avaliaram que o destaque positivo ficou com as varejistas de alta renda.

“As varejistas pareceram estar mais esperançosas do que otimistas com as vendas de final de ano, com exceção daquelas com forte posicionamento de presenteáveis”, comentam os analistas da XP, em relatório publicado na noite de terça (6).

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