O Pão de Açúcar (PCAR3) mudou os planos de expansão da companhia para acelerar a abertura de estabelecimentos menores – as chamadas “lojas de proximidade”. Este grupo engloba os formatos Minuto Pão de Açúcar, Mini Extra, Aliados Minimercado e Pão de Açúcar Adega.
O novo plano prevê que, até 2024, o Pão de Açúcar inaugure até 300 lojas, sendo 50 no formato de supermercados e 250 no formato de lojas de proximidade. Antes, a empresa previa, no mesmo intervalo, a abertura de 85 novas lojas Pão de Açúcar e 15 lojas convertidas da bandeira Extra Hiper, além de 100 novas lojas de proximidade.
“O foco no formato de proximidade se deve ao maior potencial de pontos de venda nas cidades em que o Grupo Pão de Açúcar já possui presença, capitalizando ainda mais sua malha logística”, disse a companhia em um comunicado.
A empresa ressaltou que as lojas de proximidade exigem menos investimentos que os demais formatos, “o que deve gerar um retorno mais rápido e efetivo”.
Só neste ano, a previsão do Pão de Açúcar é inaugurar 75 lojas, sendo 24 conversões de Extra Hiper, 6 Pão de Açúcar e 45 lojas de proximidade. Para 2023, a estimativa é de abertura de 100 lojas, enquanto em 2024 o total previsto é de 125.