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Pague Menos (PGMN3) irá desacelerar aberturas e focará em integrar lojas da ExtraFarma

Empresa afirmou que a aquisição da rede Extrafarma acelerou em três anos os projetos de expansão

Foto: Shutterstock

A aquisição da Extrafarma da Pague Menos (PGMN3) vai cortar um caminho na expansão dos próximos anos. A compradora anunciou que projeta abrir 60 novas lojas em 2023 e 120 em 2024. Nos últimos dois anos, 2021 e 2022, foram 200 lojas abertas.

Essa desaceleração na projeção, informada ao mercado na noite de quinta-feira (20), ocorre após a aquisição da ExtraFarma, que era da Ultrapar (UGPA3), num negócio envolvendo R$ 737 milhões. O negócio adicionou quase 400 novas farmácias ao portfólio da companhia. Das 400, nove tiveram uma transformação de ExtraFarma para PagueMenos.

Em encontro com os investidores nesta sexta-feira, a rede de farmácias afirmou que a aquisição da rede Extrafarma acelerou em três anos os projetos de expansão. “Com nossa expansão orgânica e inorgânica, queremos ser referência em redes de farmácia na classe média expandida”, comenta Rafael Vasquez, vice-presidente de operações da companhia.

Segundo o executivo, o foco da empresa é esse público por dois motivos. O primeiro é porque essa faixa é a que mais consome medicamentos, e além disso, dentro da clientela da empresa, é a faixa que possui uma margem bruta maior. Veja:

Fonte: Pague Menos

Até o final do ano, o diretor da empresa afirma que 10 lojas serão convertidas no Nordeste, mercado que a Pague Menos mais atua. De acordo com a companhia, as farmácias com a bandeira da Pague Menos possuem 18,4% do mercado na região, enquanto as da Extrafarma têm apenas 3,5%.

Outro ponto importante da compra da ExtraFarma, segundo Vasquez, é a diminuição da distância média entre as lojas. Antes da aquisição, a distância era de 817 km, agora é de 143 km.

“Já éramos uma companhia nacional, mas agora temos ‘o tamanho do Brasil’. Neste momento, os olhos da empresa estão focados na integração, para nos tornarmos uma máquina de, eventualmente, fazer aquisições. Esse M&A destrava uma nova agenda de geração de valor”, finaliza Rafael Vasquez.

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