Navegue:
Os dois bancos que melhor devem performar nos balanços, segundo os próprios investidores

Os dois bancos que melhor devem performar nos balanços, segundo os próprios investidores

O Bank of America realizou uma pesquisa com investidores para identificar quais instituições geram as melhores e piores expectativas

edifício do Banco do Brasil

Foto: Shutterstock

Por:

Compartilhe:

Por:

A temporada de balanços do segundo trimestre começa na semana que vem para as empresas do setor financeiro, com as divulgações dos resultados do Santander, na quinta-feira (28).

Entre os principais pontos de atenção estarão a qualidade das carteiras de crédito das instituições, uma vez que o risco de inadimplência aumentou, e o quanto os bancos estão se preparando para um provável aumento dos calotes, com as chamadas provisões para devedores duvidosos.

O Bank of America, um dos principais bancos de investimentos dos EUA, realizou uma pesquisa entre investidores e identificou os dois bancos brasileiros que, na visão dos entrevistados, devem apresentar os melhores resultados para o segundo trimestre: o Itaú Unibanco (ITUB4) e o Banco do Brasil (BBAS3).

Dos investidores consultados pelo banco, conforme apresentado em relatório desta sexta-feira (22), 56% acreditam que os melhores resultados deverão ser os do Itaú, enquanto 41% apostam no Banco do Brasil. Na ponta oposta, 78% dos investidores acham que os números mais fracos serão os do Santander (SANB11).

Nessa linha, a expectativa dos investidores é que Bradesco (BBDC4) e Santander mostrem aumentos mais expressivos de inadimplência, entre 0,3 e 0,4 ponto percentual, enquanto o crescimento do indicador para o Itaú e o Banco do Brasil deve ficar entre 0,1 e 0,2 p.p.

Com o aumento esperado nas dívidas em atraso, os investidores acreditam que as projeções dos bancos para crescimento da carteira de crédito podem ser revisadas para baixo, enquanto as expectativas de provisões e receita líquida de juros podem ser elevadas, principalmente pelo Banco do Brasil.

Em termos de investimento, a principal preocupação dos investidores ao se posicionar em grandes bancos é o cenário macroeconômico local, principalmente o nível de atividade econômica e a inflação.

Entre bancos digitais, o foco dos investidores nesta temporada estará nas tendências de qualidade dos ativos, lucro líquido e geração de receita, e não mais no crescimento da base de clientes.

Para outras financeiras, os investidores esperam que a BB Seguridade (BBSE3) e a Cielo (CIEL3) divulguem os melhores de resultados, enquanto Porto Seguro (PPSA3) e Stone (STOC31) devem ter os números mais fracos.

⇨ Quer conferir quais são as recomendações de analistas para as empresas da Bolsa? Inscreva-se no TradeMap!

Compartilhe: