Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Ibovespa sobe 1,84%, mineradoras e siderúrgicas em alta, taxa de juros dos EUA é mantida e o que move o mercado hoje

Foto: Freepik

O Ibovespa encerrou em alta de 1,84% nesta quarta-feira, aos 112.282,28 pontos, acompanhando os índices americanos e repercutindo as declarações do presidente do Federal Reserve.

As ações na B3 também foram impulsionadas pela forte alta no preço do petróleo e, em especial, do minério de ferro.

Além disso, o alívio na situação da chinesa Evergrande, após uma de suas subsidiárias declarar que arcaria com parte de sua dívida de curto prazo, acabou agradando aos mercados.

Os papéis de maior destaque no pregão de ontem foram das empresas de mineração e das siderúrgicas, que subiram em bloco. A Vale (VALE3) registrou alta de 3,55%, a Usiminas (USIM5) valorizou 8,70% e a Siderúrgica Nacional (CSNA3) finalizou o dia em alta de 1,84%.

No exterior, o Fed fez o anúncio sobre a política monetária, confirmando a manutenção das taxas de juros dos Estados Unidos na banda entre 0% e 0,25% ao ano, já esperada pelo mercado. A instituição ainda informou que o processo de “tapering” pode acontecer de forma gradual em breve.

A novidade da reunião foi a indicação de possíveis elevações na taxa de juros já em 2022, dado que grande parte dos membros do Fomc estão de acordo para já iniciarem o processo de alta dos juros.

Com isso as principais bolsas americanas fecharam em alta. Dow Jones fechou com valorização de 1,00%, a 34.258 pontos, S&P finalizou o dia positivo com 0,95%, a 4.295 pontos, e Nasdaq finalizou a quarta-feira com alta de 1,02%, a 14.896 pontos.

Enquanto isso, na economia brasileira, o Copom decidiu elevar a Selic em 1 ponto percentual, para 6,25% ao ano, conforme esperado. A elevação é vista como uma forma de combater o avanço da inflação no país.

Como o mercado já havia fechado antes da divulgação, o índice deverá repercutir no dia de hoje. A Comissão Especial que analisará a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios foi instalada ontem, e é mais um fator que merece atenção dos investidores.


Agenda Econômica

Os destaques da economia brasileira nesta quinta-feira, 23, serão a divulgação do IPC-S da 3ª quadrissemana, às 08h00 pela FGV e a sondagem da Indústria.

A agenda econômica externa reserva os PMIs industrial, de Serviço e Composto da Alemanha, da Zona do Euro e dos Estados Unidos. No Reino Unido, haverá a reunião do Banco Central da Inglaterra, que divulgará a sua taxa básica de juros.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, além dos PMIs haverá a divulgação dos pedidos de auxílio desemprego, que sairá às 09h30.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.