Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Embraer recebe encomenda de 100 aeronaves do tipo eVTOL da Avantto, com entrega prevista para 2026

Controlada Eve Urban Air Mobility assinou parceria destinada ainda ao desenvolvimento do ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana

Foto Embraer/Divulgação

A Embraer informou nesta segunda-feira, 04, que sua controlada Eve Urban Air Mobility recebeu uma encomenda de cem aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Avantto, companhia líder no ramo de compartilhamento de aeronaves no Brasil. As entregas devem começar em 2026.

As empresas assinaram uma carta de intenções e anunciaram uma parceria destinada ao desenvolvimento do ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, sigla em inglês) na América Latina, que inclui ainda uma colaboração para desenvolver uma operação do veículo aéreo no Brasil e em toda a América Latina.

Em comunicado ao mercado, a Embraer informou que a Avantto e a Eve planejam iniciar sua parceria em um “trabalho conjunto para desenvolver serviços e procedimentos que, juntamente com outros stakeholders do setor, possam criar um ambiente seguro e escalável para expandir as operações de eVTOL no continente. Esses esforços focarão nos aspectos críticos da experiência do passageiro, a fim de criar um projeto que atenda a todos os usuários, incluindo uma forma para maximizar a acessibilidade e a inclusão nas operações de embarque de eVTOL”.

Em 23 de setembro, a Embrer também havia anunciado o recebimento pela Eve Urban de uma encomenda de até cem eVTOLs da britânica Bristow, com entregas previstas para começar em 2026. Na ocasião, os papéis ordinários (EMBR3) da fabricante de aeronaves dispararam mais de 13%.

No pregão desta segunda, em um dia de baixa da Bolsa brasileira, os papéis da Embraer subiam 2,02% por volta das 10h30, cotados a R$ 24,76. Em um ano, as ações acumulam alta da ordem de 285%.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.