Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Minerva (BEEF3) e JBS (JBSS3) sobem na Bolsa em dia de recuperação; Petrobras (PETR4) também avança

Após a confirmação da doença da "vaca louca" no Pará, a Minerva acalmou o mercado ao afirmar que continuará exportando para a China por meio de outras plantas

Foto: Shutterstock/Alf Ribeiro

A ação da Minerva (BEEF3) e da JBS (JBSS3) operam entre as maiores altas da Bolsa nesta quinta-feira (23), um dia após a queda intensa na véspera, com o mercado de olho em um possível caso de uma doença bovina no Pará.

Por volta das 13h10, a Minerva tinha alta de 1,15% e a JBS se valorizava 2,12%. Ontem, os papéis recuaram 7,92% e 4,71%, respectivamente. No mesmo horário, o Ibovespa seguia a mesma direção destes papéis, avançando 0,50%, aos 107.602 pontos.

Depois de uma investigação pelo Ministério da Agricultura, o caso de “vaca louca” foi confirmado na noite de ontem, o que fez a pasta suspender toda e qualquer exportação de carne bovina do Brasil para a China.

A doença atingiu um bovino de idade avançada na cidade de Marabá (PA). A propriedade conta com 160 cabeças de gado e foi isolada em caráter preventivo. A carcaça do animal foi incinerada e as amostras foram enviadas para um laboratório de referência no Canadá para avaliação.

O ministério explicou que a suspensão segue o protocolo sanitário entre os dois países e descartou a existência de risco para o consumidor. Segundo a pasta, a medida não incorre em risco aos consumidores.

Como forma de acalmar o mercado, a Minerva informou nesta manhã que continuará a exportar carnes para China por meio de suas fábricas fora do Brasil. De acordo com a companhia, a demanda chinesa por carne bovina vendida pela companhia seguirá sendo atendida por quatro unidades de abate na América Latina, sendo três no Uruguai e uma na Argentina.

No comunicado, o frigorífico ressaltou ainda que a doença pode ocorrer de forma espontânea e esporádica em todas as populações de bovinos pelo mundo. “Em função disso, a Minerva acredita que, tal qual em períodos anteriores, a suspensão das exportações brasileiras é temporária e deverá ser retomada em um curto espaço de tempo”.

“Pesos-pesados” ajudam Ibovespa, que também se recupera

Além dos frigoríficos, o principal índice da B3 também subia. Matheus Spiess, analista da Empiricus, destaca que a alta de papéis como da Petrobras (PETR4) e do Itaú Unibanco (ITUB4) ajudam na perfomance positiva.

Enquanto a petrolífera subia 2,95%, o banco avançava 1,29%. Os papéis ordinários da estatal (PETR3) também avançavam, subindo 3,63%, figurando entre as principais altas do pregão. “Observamos um dia de tentativa de recuperação depois do início de semana de aversão ao risco que tivemos na quarta” destaca Spiess.

A Petrobras também é beneficiada por um avanço do preço do petróleo no mercado externo. Na ICE, o barril do Brent subia 2%, cotado a US$ 82.

Ainda na ponta positiva, a ação da Natura (NTCO3) ganhava 3,83%, a São Martinho (SMTO3) subia 3,80% e a Totvs (TOTS3) apontava em 2,91% para cima.

Na parte vermelha do índice, destaque para a Qualicorp (QUAL3), que caía 1,92%, Marfrig (MRFG3), que perdia 1,91% e CVC (CVCB3), subia 1,40%.

Mercados internacionais em alta

No exterior, os mercados operam em terreno positivo, recuperando parte das perdas vistas no início da semana.

Nos Estados Unidos, os investidores repercutem o balanço da Nvidia, que foi divulgado na véspera. A empresa reportou um lucro líquido de US$ 1,41 bilhão no quarto trimestre fiscal, encerrado em janeiro de 2023, uma baixa de 53% na base anual. Apesar disso, o montante veio acima das expectativas de Wall Street.

Na avaliação da XP, em relatório matinal, a gigante dos semicondutores surpreendeu positivamente na divulgação de seu balanço ao mostrar uma forte demanda por chips voltados para inteligência artificial.

“O otimismo com os resultados da Nvidia parece ofuscar a mensagem de que o Federal Reserve continuará subindo a taxa de juros para controlar a inflação nos EUA”, destacou a XP.  Na Nasdaq, o papel da companhia saltava 14,32% nesta tarde.

Os investidores também digerem a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA feita mais cedo. O indicador subiu 2,7% no quarto trimestre de 2022 na comparação com o mesmo período em 2021, de acordo com o Departamento do Comércio do país.

Além disso, os pedidos de seguro-desemprego americano caíram em 3 mil na semana encerrada em 18 de fevereiro, para 192 mil, ante os 195 mil da semana anterior. O número esperado pelo mercado era um pouco maior, de 200 mil pedidos na semana.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.