Mercado externo opera em alta nesta segunda, apesar de incertezas com nova variante Ômicron

No Brasil, além da votação da PEC dos precatórios no Senado, o mercado acompanhará de perto a divulgação do PIB do 3º trimestre

Mapa mundi pixabay

Foto: Pixabay

Logo Trademap

Por:

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Por:

As bolsas globais reagem positivamente nesta segunda-feira, 29, após a forte queda generalizada de sexta, com o temor da nova cepa do coronavírus, a Ômicron.

O bom humor retoma após especialistas em saúde sul-africanos comentarem que a nova variante apresenta sintomas mais leves nos indivíduos. Além disso, a farmacêutica Moderna destacou que teria como desenvolver uma vacina para combater a cepa.

Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que a variante ainda é bastante incerta e que ainda não está claro se ela é mais infecciosa e se causa mais danos em comparação à Covid-19.

Mesmo assim, os mercados europeus e os futuros americanos abrem a semana no terreno positivo, enquanto as bolsas asiáticas encerraram o dia em baixa, em meio às preocupações com novas restrições. O Japão, por exemplo, fechou as fronteiras para os visitantes.

Para esta semana, a agenda econômica seguirá bastante carregada, com o mercado monitorando os dados que sairão para tentar antecipar quais serão as medidas de estímulo adotadas pelos Bancos Centrais.

A zona do euro divulgou a confiança econômica, que apontou redução em novembro. No entanto, o dado ficou em linha com as expectativas de mercado. O indicador de sentimento econômico da Comissão Europeia caiu de 118,6 em outubro para 117,5 pontos em novembro, para os 19 países que usam o euro.

A agenda econômica ainda reserva dados sobre a inflação na Alemanha nesta segunda-feira, e na zona do euro, na terça. Na quarta, saem os dados sobre a atividade industrial da China, da zona do euro e dos Estados Unidos, e, na sexta-feira, números sobre o setor de serviços europeu e americano.

Também na sexta serão divulgados dados sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos, o indicador mais relevante da semana no exterior.

Quanto às commodities, o preço do barril do petróleo tem forte alta, após a queda expressiva na sexta passada, assim como o preço do minério de ferro, que sobe forte hoje.

No Brasil, além da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios no Senado, com agenda para o dia 30, o mercado acompanhará de perto a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, e das taxas de desemprego no Brasil.

Os investidores deverão repercutir a divulgação do Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) de novembro nesta segunda, que variou 0,02%, após alta de 0,64% no mês anterior, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Com este resultado, o índice acumula alta de 16,77% no ano e de 17,89% em 12 meses. Em novembro de 2020, o indicador havia subido 3,28% e acumulava alta de 24,52% em 12 meses.

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Rolar para o topo
Baixe o App Footer Post
Baixe o App Footer Post 0003 Carteira

Carteira consolidada

Baixe o App Footer Post 0002 historico de Dividendos

Histórico de dividendos

Baixe o App Footer Post 0001 Acompanhamento

Acompanhamento em tempo real

Baixe o App Footer Post 0000 IBOV

Comparação com IBOV, CDI, Dólar e mais