Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Marfrig (MRFG3): Fitch fica mais otimista com empresa – entenda o motivo

Agência classificadora de risco subiu rating da companhia de BB para BB+

Foto: Shutterstock

Nos últimos 12 meses, as ações da Marfrig (MRFG3) perderam quase a metade de seu valor, em meio aos receios do mercado com a economia e com a participação que a empresa comprou na BRF. A agência de classificação de risco Fitch, no entanto, apresentou uma visão otimista a respeito da companhia.

Em relatório publicado na quarta-feira (19), a Fitch aumentou a nota de crédito da Marfrig – ou seja, passou a considerar a empresa uma devedora mais confiável.

Os motivos para o upgrade foram a expectativa de que ela deve continuar gerando fluxo de caixa livre – o dinheiro que sobra após serem feitos os pagamentos necessários para a empresa funcionar – e a perspectiva de que a companhia continuará apresentando um bom desempenho operacional a despeito da queda nas margens de lucro nos Estados Unidos.

Segundo a Fitch, a margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da National Beef, a subsidiária americana da Marfrig, deve caminhar para 10% da receita líquida, ante 14% no primeiro semestre deste ano, “devido à menor disponibilidade de gado nos EUA, após o pico de 2021”.

A agência ressalta que, embora as exportações sejam o principal fator de rentabilidade da divisão sul-americana da Marfrig, a empresa enfrenta a volatilidade do setor de carne bovina vendendo seus produtos para diversas partes do mundo.

“A diversificação geográfica permite que o grupo mitigue ciclos do gado, questões sanitárias, sociais e relacionadas ao desmatamento do bioma amazônico, além de outros riscos ambientais, devido à complexidade no monitoramento da cadeia de abastecimento”, informou.

A Fitch destacou que a Marfrig é uma das maiores produtoras de carne bovina na América do Sul, com capacidade de processar 16 mil cabeças por dia, das quais 11.100 no Brasil, 3.700 no Uruguai e 1.200 na Argentina. Em paralelo, a National Beef é a quarta maior processadora de carne bovina dos EUA, com aproximadamente 14% da capacidade de abate do país, totalizando 13.100 cabeças por dia.

⇨ Quer operar melhor na bolsa? A Guide Investimentos vai te GUIAR!

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.