A temporada de divulgação de resultados corporativos do terceiro trimestre continua no Brasil. Nesta sexta, além dos números de Petrobras e Vale, investidores se debruçam sobre os balanços de varejistas como Assaí e Alpargatas, dona da marca Havaianas. Confira os destaques das duas empresas.
Assaí (ASAI3)
A rede varejista Assaí teve lucro líquido de R$ 538 milhões no terceiro trimestre, com crescimento de 33,8% em relação aos mesmos três meses de 2020, enquanto o Ebitda Ajustado pelo resultado de outras despesas e receitas operacionais teve alta de 35,8%, para R$ 973 milhões. A margem Ebitda Ajustada subiu de 7,8% para 9,0%.
A receita líquida, por sua vez, apresentou um crescimento de 17,5%, para R$ 10,84 bilhões.
A dívida líquida da empresa ao fim do terceiro trimestre era de R$ 5,27 bilhões, um pouco abaixo dos R$ 5,40 bilhões do mesmo período de 2020.
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Em relação ao nível de alavancagem da empresa, a relação entre dívida líquida/Ebitda ajustado passou de -2,49 vezes, no terceiro trimestre de 2020, para -1,84 vez, no período entre julho e setembro de 2021.
“Encerramos mais um trimestre com crescimento acelerado, ganhos de rentabilidade e geração de caixa, mesmo em um cenário desafiador e com forte base de comparação. Estamos preparados para o último trimestre do ano com um time engajado para atender o(a) cliente no ambiente que ele(a) deseja: digital e/ou físico. Iniciamos a nossa operação no e-commerce e temos ampliado rapidamente a base de lojas envolvidas. Anunciamos ainda uma transação prevendo a conversão de 71 lojas Extra Hiper, o que adicionará à companhia pontos comerciais com alto potencial de rentabilidade”, afirmou, em comunicado, Belmiro Gomes, diretor presidente do Assaí.
Alpargatas (ALPA4)
A Alpargatas, por sua vez, conseguiu reverter o prejuízo líquido de R$ 2,64 milhões do terceiro trimestre de 2020 e fechou o período de julho a setembro deste ano com lucro líquido de R$ 157,7 milhões.
A receita líquida, por sua vez, apresentou um crescimento anual de 12,7%, ao passar de R$ 943,5 milhões para R$ 1,06 bilhão no último trimestre. As receitas do Brasil aumentaram 13,9%, para R$ 829 milhões, e as internacionais cresceram 8,3%, para R$ 234 milhões.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, em português) da empresa teve expansão de 42,6% no terceiro trimestre, para R$ 201,2 milhões, assim como a margem Ebitda aumentou de 15% para 18,9%.