O Banco Inter informou na quarta-feira à noite, 24, que a Inter Plataform – sociedade constituída para listagem das ações na Nasdaq – obteve aprovação da declaração de registro junto à SEC (a CVM dos Estados Unidos). O aval da entidade reguladora era uma das condições de implementação da reorganização societária do banco mineiro.
Dessa forma, as ações e as units do Inter vão deixar de ser negociadas na B3 e o banco passará a oferecer BDRs (Brazilian Depositary Receipts) lastreados em ativos da Inter Plataform na bolsa brasileira.
A operação consistirá na incorporação de todas as ações da companhia por sua controladora direta, a Inter Holding Financeira. O processo se dará pela atribuição de papéis preferenciais resgatáveis de emissão da holding aos atuais acionistas do banco.
→ Leia também: Saem as ações, entram os BDRs – qual o impacto da reestruturação do Banco Inter para os acionistas?
Segundo o banco, a incorporação será deliberada por meio de uma assembleia geral extraordinária (AGE), marcada para esta quinta-feira, 25, e, caso seja aprovada, haverá o resgate pela holding das ações resgatáveis mediante pagamento aos acionistas do Inter em forma de ações classe A (BDRs) da Inter Plataform – ou por meio de dinheiro, correspondente ao valor dos papéis.
O Inter ainda disse que, após a reorganização, a estrutura de capital da nova sociedade terá duas classes de ações:
- Classe A: vai conferir o direito de um voto por ação e será submetida à negociação no mercado americano;
- Classe B: vai conferir dez votos por ativo e será exclusiva do acionista controlador do banco – e não será negociada nos EUA
Modelo de reorganização societária

De acordo com a instituição financeira, a alteração trará alguns benefícios, como:
- Fortalecimento da posição como uma companhia global de tecnologia no setor financeiro
- Futuro aumento na base e diversificação de investidores, clientes, serviços e produtos
- Maior facilidade na comparação com outras instituições financeiras digitas e plataformas de ecommerce listadas naquele mercado
- Permissão de emissão de ações com voto plural, com o objetivo de permitir futuros aumentos da base de capital que serão necessários para o crescimento e assegurar a obrigação regulatória de controle definido no Inter
→ Leia também: Banco Inter formaliza aquisição de fintech americana Pronto Money
Ontem, as units do Inter (BIDI11) fecharam o pregão em alta de 4,02%, a R$ 36,20. Em um ano, os papéis acumulam ganhos da ordem de 55% na B3. Acompanhe a cotação em tempo real pelo TradeMap.