Navegue:
Inflação no Brasil e EUA e o que mais você precisa saber para investir bem na semana

Inflação no Brasil e EUA e o que mais você precisa saber para investir bem na semana

Nesta segunda, olhos estarão voltados para dados parciais do Focus e divulgação do Caged

Telão mostra cotações do mercado

Foto: Shutterstock

Por:

Compartilhe:

Por:

A semana começa com os investidores de olho em dados do Boletim Focus, que serão divulgados nesta segunda (6) às 8h30, e do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de abril, que será informado pelo Ministério do Trabalho e Previdência logo mais, às 9h30.

As expectativas de mercado para inflação, juros, câmbio e PIB medidas pela pesquisa do Banco Central estavam suspensas por causa da greve dos servidores do BC por reajustes salariais, que paralisou uma série de divulgações do BC. Apesar da paralisação continuar, como informou o sindicato na última sexta (3), será divulgada uma parcial dos dados do Focus.

O mercado também acompanhará com atenção os dados do Caged, com o comportamento do mercado de trabalho formal em abril, que darão uma ideia de como está o comportamento dos empregos e da economia no início do segundo trimestre.

Bolsas internacionais

Os índices futuros americanos operam no azul nesta manhã. Por volta das 8h10, o Dow Jones subia 0,79%, o S&P 500 estava em alta de 1,05% e o Nasdaq ganhava 1,40%.

No mesmo horário, o EuroStoxx 500 operava em alta de 1,28%.

Inflação e juros

O dado mais importante para a economia brasileira será informado nesta quinta-feira (9), quando o IBGE divulgar o comportamento do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em maio. A expectativa é de uma desaceleração importante na inflação, cujo ritmo de alta deve cair de 1,06% em abril para metade disso (pouco acima de 0,5%), segundo expectativas de analistas.

No mesmo dia, às 8h45, o Banco Central Europeu decide a nova taxa de juros da Zona do Euro. O mercado espera que a autoridade monetária opte pela primeira alta de juros desde a pandemia, cedendo às pressões inflacionárias crescentes.

Na sexta-feira (10), os olhos estarão voltados para os EUA, quando será divulgado o CPI (Índice de Preços ao Consumidor) dos Estados Unidos em maio.

Veja abaixo a agenda completa:

Segunda-feira

Às 8h30, o Banco Central divulga o Boletim Focus, com as projeções de analistas para juros, inflação, câmbio e PIB.

Às 9h30, o Ministério do Trabalho e Previdência informa os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de abril.

Terça-feira

Às 10h, a Anfavea divulga a produção de veículos de maio.

Quarta-feira

Às 6h, a Zona do Euro publica o PIB do primeiro trimestre.

Quinta-feira

Às 8h45, o Banco Central Europeu decide a nova taxa de juros da Zona do Euro.

Às 9h, o IBGE informa o IPCA de maio.

Sexta-feira

Às 9h, o IBGE informa a PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) de abril.

Às 9h30, o BLS informa o CPI (Índice de Preços ao Consumidor) dos Estados Unidos em maio.

Compartilhe:

Compartilhe: