A dois dias do Natal, indicadores importantes de inflação e emprego no Brasil e nos Estados Unidos serão divulgados nesta quinta-feira, dia 23.
Logo cedinho, às 9h, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informa o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) da primeira quinzena de dezembro. A expectativa dos investidores é de expansão, mas em um ritmo menor do que o observado no mesmo período de novembro, quando os preços subiram 1,17%, maior crescimento desde 2002.
Às 10h30, é a vez dos Estados Unidos divulgarem o PCE (Índice de Preços para Despesas com Consumo Pessoal) de novembro –esse é o índice acompanhado pelo Fed (banco central americano) para tomar suas decisões de política monetária.
Na semana passada, a instituição anunciou uma virada no combate à variação de preços ao informar que elevará os juros dos EUA, hoje próximos de zero, a 0,9% ao ano no final de 2022 através de três altas na taxa básica.
Caged e seguro desemprego
A manhã também será de divulgação de dados do mercado de trabalho que são considerados termômetros importantes da atividade econômica no Brasil e nos Estados Unidos.
Às 9h30, sai o saldo de vagas com carteira assinada do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) em novembro — em outubro, a criação de empregos formais foi positiva em 253.083 vagas.
Às 10h30, os EUA informam o número de pedidos de auxílio desemprego acumulados até 17 de dezembro.