O Índice de Preços ao Consumidor dos Estados Unidos registrou alta de 0,3% em junho, em linha com as expectativas de mercado, segundo o Departamento de Estatísticas do Trabalho. Em maio, o avanço havia sido de 0,1%. No acumulado de 12 meses até junho, o índice geral subiu 2,7%, levemente acima da projeção de 2,6%.
Entre os componentes, o índice de moradia teve alta de 0,2% e foi o principal responsável pela elevação mensal. A energia subiu 0,9%, com destaque para a gasolina, que avançou 1,0%. Os preços dos alimentos aumentaram 0,3%, tanto no consumo doméstico quanto fora de casa.
O núcleo da inflação, que exclui alimentos e energia, subiu 0,2% em junho, abaixo da expectativa de 0,3%. No mês, houve alta em itens como mobiliário, saúde, recreação, vestuário e cuidados pessoais. Em contrapartida, os preços de veículos usados, veículos novos e passagens aéreas recuaram.
Na comparação anual, o núcleo da inflação aumentou 2,9%, abaixo da previsão de 3,0%. Já os preços da energia caíram 0,8% no período, enquanto os alimentos subiram 3,0%.
O Bureau of Labor Statistics divulgou às 9h30 o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos EUA.
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.