A inflação ao consumidor nos Estados Unidos registrou alta de 0,2% em julho, em base ajustada sazonalmente, em linha com as projeções do mercado, segundo o Departamento de Estatísticas do Trabalho (BLS). O resultado sucedeu a elevação de 0,3% em junho. No acumulado de 12 meses até julho, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 2,7%, repetindo a taxa observada no período até junho.
O avanço mensal foi impulsionado principalmente pelo aumento de 0,2% no índice de moradia. O setor de alimentos permaneceu estável, com alta de 0,3% na alimentação fora de casa e queda de 0,1% na alimentação no domicílio. Já o índice de energia recuou 1,1%, com destaque para a retração de 2,2% nos preços da gasolina.
O núcleo da inflação, que exclui alimentos e energia, acelerou de 0,2% em junho para 0,3% em julho, refletindo altas em assistência médica, passagens aéreas, recreação, mobiliário, operações domésticas e veículos usados. Entre as poucas quedas, destacaram-se hospedagem fora de casa e comunicação.
Em 12 meses, o núcleo do CPI acumula alta de 3,1%, enquanto a energia caiu 1,6% e os alimentos avançaram 2,9%.
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.