Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

IGP-M, dúvidas sobre o fim da guerra e o que mais você precisa saber para investir bem hoje

Bolsas internacionais operam em queda com ceticismo dos EUA e Ucrânia com avanço nas negociações

Gabriel Tomé

Gabriel Tomé

Foto: Shutterstock

Será que a Rússia realmente está disposta a negociar um cessar fogo com a Ucrânia? Após declarações dos Estados Unidos e do próprio presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, expressando ceticismo quanto ao alcance das promessas russas, os mercados internacionais operam em baixa na manhã desta quarta-feira (30).

Ontem, as declarações do vice-ministro de Defesa da Rússia, Alexander Fomin, de que o país reduzirá “drasticamente” as forças militares próximo à capital da Ucrânia, Kiev, como forma de facilitar as negociações impulsionaram as bolsas pelo mundo.

Leia mais

Criptomoeda criada por ucraniano, Waves já valorizou mais de 400% desde o início da guerra; entenda

Entretanto, a constatação foi de que apesar de as tropas russas terem sido retiradas da região próxima à cidade, foram apenas reposicionadas para outras regiões do país. Em entrevista, Zelensky e representantes dos EUA deixaram claro que ainda não é possível confiar na disposição da Rússia de fazer concessões.

Por volta das 8h, o índice Euro Stoxx 50 registrava baixa de 0,85%. Os contratos futuros americanos também operavam com perdas: o Dow Jones caia 0,27%, o S&P 500 registrava queda de 0,30% e o Nasdaq tinha retração de 0,45%.

Os investidores ainda repercutem o desempenho do emprego no setor privado nos EUA (relatório ADP) e a terceira revisão do PIB (Produto Interno Bruto) americano no quarto trimestre.

O Federal Reserve, o banco central americano, tem duplo mandato (combater a inflação e promover o pleno emprego), e por isso dados sobre o mercado de trabalho são acompanhados com atenção pelo mercado.

IGP-M

Os investidores ainda repercutem o IGP-M (Índice Geral de Preços ao Consumidor) de março, que foi divulgado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) nesta manhã e mostrou alta de 1,74%.

Em meio à descrença do mercado de que o Banco Central conseguirá realizar somente mais um aumento de juros, levando a taxa a um patamar de no máximo 12,75%, o mercado destrinchará o dado para entender como os preços vêm se comportando.

Veja abaixo a agenda completa: 

Às 8h, a FGV informa o IGP-M de março.

Às 8h, a FGV divulga a Sondagem de Serviços e a Sondagem do Comércio de março.

Às 9h15, sai o relatório ADP, que registra o desempenho do emprego no setor privado nos EUA.

Às 9h15, os EUA divulgam a terceira revisão do PIB americano no quarto trimestre.

Às 11h30, saem os estoques de petróleo bruto nos EUA atualizados até 25 de março.

Às 14h30, sai o resultado do Tesouro Nacional de fevereiro, com o resultado primário da União.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.