Ibovespa segue exterior e deve abrir em baixa após dados negativos sobre Europa

Atividade do setor privado na Europa perde força e contamina sentimento do mercado mundial, o que pesa sobre o Ibovespa nesta manhã

Foto: Shutterstock

O Ibovespa deve abrir o pregão desta sexta-feira (23) em baixa, acompanhando o movimento de queda observado em Bolsas do exterior.

Por volta das 9h30, o principal índice de ações da B3 caía 1,5% no mercado futuro, para 113.125 pontos. No mercado de câmbio, o contrato futuro do dólar subia 1,1%, projetando taxa de R$ 5,19 por dólar no mesmo horário.

O mercado global acordou de mau humor hoje após dados mostrarem que a atividade do setor privado da zona do euro encolheu de novo em setembro. Não só isso: as pressões inflacionárias na região continuaram aumentando, mesmo com a economia enfraquecendo.

Na prática, isso reforça a perspectiva de que o Banco Central Europeu precisará frear ainda mais a atividade para controlar a inflação. Isso aumenta as chances de uma recessão por lá – o que pesa também sobre o cenário econômico de outros países.

Mais tarde, por volta das 10h45, a S&P Global divulgará dados sobre a atividade do setor privado dos Estados Unidos, outro indicador que pode afetar o movimento dos mercados mundiais.

Segundo o Rabobank, citando dados da Bloomberg, a expectativa dos investidores é de que o índice sobre a atividade do setor de serviços suba para 45,5 pontos em setembro, de 43,7 pontos em agosto. A leitura abaixo de 50 pontos, porém, significaria que a atividade deste segmento ainda está encolhendo. No setor industrial, a previsão é de que o indicador caia de 51,5 para 51,0 pontos.

⇨ Quer conferir quais são as recomendações de analistas para as empresas da Bolsa? Inscreva-se no TradeMap!

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.