Ibovespa amplia alta após aprovação da PEC da Transição em 1º turno na Câmara

Texto ainda precisa passar por nova rodada de aprovação antes de ser reencaminhado ao Senado

Foto: Shutterstock/whiteMocca

O Ibovespa ampliou o viés de alta na tarde desta quarta-feira (21) após a Câmara dos Deputados concluir a votação em primeiro turno da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da Transição. O texto ainda precisa passar por uma segunda votação no plenário antes de ser reencaminhado para nova apreciação no Senado.

A expectativa da equipe do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é que a matéria seja concluída no Congresso até esta quinta-feira (22).

A PEC aprovada retira cerca de R$ 168 milhões do teto de gastos, a regra fiscal que limita as despesas da União. O texto, porém, foi desidratado pelos deputados ao reduzir a vigência da medida para um ano, ante a aprovação de dois anos chancelada pelo Senado, há duas semanas.

O mercado reagiu de forma positiva à aprovação da medida, com o Ibovespa intensificando o movimento de alta. Por volta das 16h50, o principal índice da Bolsa brasileira valorizava 0,50%, aos 107.403 pontos. Caso mantenha o quadro positivo, será o terceiro pregão seguido de alta da B3.

Na mesma hora o dólar registrava queda de 0,06%, aos R$ 5,20. Os juros futuros também apresentavam retração. Os contratos de DI para janeiro de 2026 perdiam 9 pontos base, a 13,16%, enquanto a opção para 2028 tinha queda de 11 pontos-base, a 13,05%.

Novos nomes da equipe econômica

Além da tramitação do Congresso, o mercado acompanha o anúncio de novos nomes da futura equipe econômica. Matéria do jornal Valor Econômico afirmou André Lara Resende foi convidado para o Ministério do Planejamento, que será recriado após o desmembramento da atual pasta da Economia.

O economista faz parte da equipe de transição do governo e é considerado um dos “pais do plano real”. Lara Resende foi presidente do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

O nome do economista pode enfrentar resistência do mercado financeiro pela sua linha menos ortodoxa do que o esperado, além do seu histórico de ser mais flexível com a política fiscal.

Mais cedo também foi vinculado que Aloizio Mercadante, indicado para assumir o comando do BNDES, apresentou parte da equipe de auxiliares.

Foram apresentados em um almoço com empresários os nomes de José Luis Gordon, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Natalia Dias, CEO do Standard Bank Brasil, Luciana Costa, presidente no Brasil do banco de investimentos francês Natixis, e o ex-ministro da CGU (Controladoria Geral da União) Luiz Navarro.

O grupo deve se unir na direção do BNDES com  Alexandre Abreu, ex-CEO do Original, que já via sido apresentado na véspera.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques Econômicos – 21 de maio

Nesta quarta-feira (21) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências: Quarta-feira

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.