O Ibovespa iniciou o último pregão de março entre perdas e ganhos. Por volta das 10h40, o índice operava em alta de 0,20%, aos 103.933 pontos. Nesta sexta-feira, 31, as ações com destaque positivo eram Cogna (COGN3), Usiminas (USIM5) e CSN Mineração (CMIN3), com avanço de 5,50%, 2,33% e 2,30%, respectivamente.
Enquanto isso, Hapvida (HAPV3; -4,29%), Lojas Renner (LREN3; -4,15%) e B3 (B3SA3; -3,70%) registravam as maiores quedas do dia.
Ontem, o mercado ficou animado com o anúncio do novo arcabouço fiscal, regra que procura substituir o atual teto de gastos do governo.
Atualmente, ele funciona da seguinte forma: o teto de gastos define que o limite do crescimento de despesas não pode ser maior do que a inflação do ano anterior.
Já com o arcabouço apresentado na véspera, esses gastos deixariam de estar ligados à inflação. Se a mudança for aprovada, o crescimento das despesas ficaria vinculado para 70% da variação da receita. A expectativa é de que o texto vá ao Congresso na próxima semana.
Apesar de dividir opiniões, a proposta pode ser interpretada como um sinal de que o atual governo esteja assumindo um compromisso em diminuir a dívida e fechar as contas no saldo positivo.
Lá fora, os principais índices dos Estados Unidos também abriram em alta nesta sexta.
- Dow Jones: +0,48%
- S&P 500: +0,57%
- Nasdaq: +0,44%
Ainda em território americano, os investidores ficam de olho no Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE, na sigla em inglês), um dos indicadores de inflação preferidos do Fed (banco central dos EUA) para decisão de juros.
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.