Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Ibovespa abre em alta nesta terça; confira os destaques

Foto: Shutterstock/Alf Ribeiro

O Ibovespa, principal índice acionário do Brasil, abriu o pregão desta terça-feira, 16, em alta de 0,78%, aos 109.883 pontos. Por volta das 10h35, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:

Altas

  • Hapvida (HAPV3): +9,52%
  • Rede D’Or (RDOR3): +6,10%
  • IRB (IRBR3): +4,08%

Baixas

  • Magalu (MGLU3): -14,61%
  • BRF (BRFS3): -4,65%
  • Via (VIIA3): -4,13%

No cenário político, os investidores ficam de olho no desenrolar do novo marco fiscal. Ontem, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se encontrou com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o relator do arcabouço, Cláudio Cajado, para discutir possíveis alterações no texto da proposta.

Pela manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que reportou um crescimento de 0,9% no volume de serviços no Brasil em março ante fevereiro. Em relação ao mesmo período de 2022, o setor avançou 6,3%, sendo a 25ª alta seguida.

Com isso, o resultado de março foi maior que o previsto pelo mercado, que projetava alta de 0,6% na comparação mensal e de 4,6% na leitura anual.

Ainda no Brasil, outro assunto de destaque é a nova política de preços dos combustíveis anunciada pela Petrobras.

A estatal informou que sua Diretoria Executiva aprovou, na véspera, o que chamou de nova estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina da petroleira, em substituição à política atual de preço de gasolina e diesel comercializados por suas refinarias, a PPI (ou política de paridade de importação).

Enquanto isso, o Banco do Brasil obteve um lucro líquido ajustado de R$ 8,5 bilhões no primeiro trimestre de 2023, cifra 28,9% superior à registrada um ano antes.

Além de superar as expectativas, o banco reportou um número maior que o Itaú, que lucrou R$ 8,4 bilhões no mesmo período.

EUA

Nos Estados Unidos, os principais índices amanheceram recuando:

  • Dow Jones: -0,42%
  • S&P 500: -0,27%
  • Nasdaq: -0,13%

Por lá, o mercado digere os dados de vendas no varejo em abril, que subiram 0,4% – abaixo da projeção de 0,8%.

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.