A Guararapes, dona da Riachuelo, divulgou seu balanço do segundo trimestre de 2022 na noite de terça (9) e apresentou um lucro líquido de R$ 26,4 milhões no período. O montante representa um recuo de 42,8% em relação ao mesmo trimestre em 2021.
De acordo com a companhia, o resultado foi impactado pelo avanço das despesas financeiras no período. As perdas da Guararapes com instrumentos financeiros entre abril e junho somaram R$ 112,9 milhões. No mesmo período do ano passado, o montante foi de R$ 31,7 milhões.
“Essa variação reflete o maior custo da dívida decorrente do aumento do CDI, que passou de 4,15% no ano passado para 13,15% neste ano, enquanto a dívida bruta permaneceu estável”, disse a companhia.
Apesar disso, a receita líquida da dona da Riachuelo cresceu 28,8% na mesma base comparativa, atingindo R$ 2,2 bilhões no período.
A Guararapes produziu 9,4 milhões de peças de vestuário no trimestre, totalizando 18,7 milhões no acumulado do ano, faturando R$ 849,6 milhões para a Riachuelo no primeiro semestre deste ano.
“A participação dos produtos Guararapes atingiu 39% da venda total de vestuário neste segundo trimestre, garantindo agilidade e um mix adequado à Riachuelo”, avaliou a varejista.
Os canais digitais representaram 10% das vendas no último trimestre, ante 13% no mesmo período do ano passado, com uma retomada de fluxo para varejo físico.

O Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, amortização e depreciação) ajustado foi de R$ 261,9 milhões no segundo trimestre de 2022, um crescimento de 28,2% em relação ao período equivalente em 2021. A margem Ebitda ajustada atingiu 12,2% no período, em linha com o ano passado.
“Esse resultado em comparação ao segundo trimestre de 2021 reflete principalmente a evolução da operação de varejo. Vale destacar a melhora do resultado operacional da operação online de 85% em relação ao ano passado”, disse a Guararapes.
Midway
A divisão financeira da Guararapes atingiu a marca de 2 milhões de contas abertas no final do segundo trimestre de 2022, registrou crescimento na receita, mas terminou o período com prejuízo de R$ 7 milhões, ante lucro de R$ 63,6 milhões um ano antes.
A receita da Midway Financeira totalizou R$ 567,1 milhões de abril a junho de 2022, uma evolução de 44,2% na comparação anual. De acordo com a dona da Riachuelo, a evolução ocorreu por uma “forte performance da operação de empréstimo pessoal”, que dobrou no período.
A Midway, no entanto, aumentou drasticamente as provisões contra perdas com empréstimos, para R$ 197,5 milhões. No segundo trimestre do ano passado, a situação era inversa – a empresa havia desfeito as provisões, o que ajudou nos resultados naquele período.
“A retomada da constituição de provisão faz frente à recomposição dos volumes absolutos da carteira de crédito da Midway Financeira bem como o cenário de maior pressão inflacionária e endividamento das famílias”, disse a empresa em relatório.
Além disso, a recuperação de créditos baixados como prejuízo caiu 39,4% no segundo trimestre em relação a um ano antes, para R$ 101,9 milhões.
A Midway reportou que adotou políticas de crédito “mais conservadoras”, reduzindo limites de clientes com maior risco e ajustando a concessão de novos cartões.