Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Gol (GOLL4) fecha ano com demanda em alta, mas níveis pré-pandemia seguem distantes

No último mês do ano, marcado pela alta temporada, a demanda dos passageiros cresceu 14,7% em relação a igual mês de 2020

Foto: Divulgação

A Gol, que publicou um balanço dos voos para dezembro na noite desta quarta-feira, dia 5, mostrou que tem conseguido se recuperar aos poucos dos estragos causados pela pandemia, mas ainda está longe de chegar aos níveis que tinha antes do início da crise sanitária, em março de 2020.

No último mês do ano, marcado pelo aquecimento proporcionado pelas férias escolares e pela alta temporada, a demanda dos passageiros cresceu 14,7% em relação a igual mês de 2020, em uma métrica usada pelo setor que multiplica o número de clientes pelo total de quilômetros voados, conhecida pela sigla RPK.

A demanda, porém, ainda está 27% abaixo do que foi o mês de dezembro de 2019.

Em relação à oferta de voos, medida pelo indicador ASK, que multiplica o número de assentos disponíveis pelos quilômetros voados, a dinâmica se repete. Houve um crescimento 13,4% em dezembro ante igual mês de 2020, mas também com recuo de 27% em comparação ao último mês de 2019.

A dificuldade de recuperação da companhia já era esperada pela equipe de analistas da XP Investimentos, que sinalizou, em relatório publicado em 15 de dezembro, para uma recuperação mais fraca da Gol desde a crise de Covid-19 em relação à Azul (AZUL4), sua principal concorrente.

Os temores em relação à disseminação da Ômicron, nova variante do coronavírus, podem ter piorado o quadro, afetando justamente um mês de alta temporada para viagens. Depois de um período de maior alívio com o avanço da vacinação e de sinalizações de volta à normalidade na atividade global, a recente disparada de casos vem acertando em cheio o setor de turismo.

A maior discrepância, porém, parece vir de voos internacionais: em dezembro de 2021, foram 162 decolagens – contra 1.482 no mesmo mês de 2019, mas isso porque a Gol está voltando aos poucos a fazer voos para o exterior. Só em outubro, a companhia aérea anunciou que estava retomando as viagens para Montevideu, no Uruguai; Cancun, no México; e Punta Cana, na República Dominicana.

Por outro lado, a Gol tem conseguido manter, na média de todos os voos, uma taxa de ocupação acima de 80% dos assentos — uma ponto positivo que havia sido colocado pelos analistas do BTG Pactual em agosto. Em dezembro, a taxa ficou em 81,9%, contra 81% em dezembro de 2020.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.