Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Fundos imobiliários crescem 27% em maio

Foto: Shutterstock/rafastockbr

Os fundos imobiliários cresceram 27% em relação ao ano passado, de acordo com os dados da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Esse valor representa R$ 102 bilhões superados em maio de 2019. A indústria está em alta devido as taxas de juros atingirem mínima histórica, o que faz com que as pessoas físicas busquem alternativas de investimentos.

Segundo um estudo divulgado pela B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), os fundos de capital aberto representam 59% do total, com cerca de R$ 59 bi de patrimônio. Os investidores que negociam quotas desses fundos cresceram mais da metade em relação a maio de 2018, o que totaliza 341.886, ante 150.000. Essas informações são da Bloomberg.

Essa não é primeira vez em que há um aumento repentino de negociação de fundos imobiliários por pessoas físicas. Entre 2010 e 2014, este segmento foi movimentado, mas o Banco Central acabou aumentando os juros, o que fez com que os investidores saíssem no prejuízo. Neste período, a recessão econômica despencou os preços dos imóveis.

De acordo com Allan Hadid, sócio do Banco BTG SA, os investidores de varejo decidiram voltar com as taxas de juros baixas, inflação moderada e os preços dos imóveis e aluguéis subindo.

Pelo TradeMap você pode acompanhar a variação do IFIX, um índice que replica o desempenho dos FIIs negociados na Bolsa de Valores de São Paulo. Veja abaixo:

Tela do IFIX no TradeMap

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.