Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Embraer usará helicópteros para testar rotas de “carro voador elétrico” a partir de novembro

Segundo a fabricante, iniciativa será realizada em cooperação com parceiros estratégicos e entidades governamentais

Foto: Embraer/Divulgação

A fabricante de aeronaves Embraer anunciou nesta terça-feira, 26, que a Eve Air Mobility, sua subsidiária, vai iniciar o simulado de mobilidade aérea urbana (UAM, na sigla em inglês) a partir de 8 de novembro, conectando a Barra da Tijuca com o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

Segundo a companhia, a iniciativa será realizada em cooperação com parceiros estratégicos e entidades governamentais por meio de helicópteros convencionais.

“A avaliação de todo o ecossistema de UAM e os principais conceitos relacionados à experiência de uma operação futura vai ocorrer ao longo de um mês, com seis voos diários, a um custo mais acessível que a operação de um serviço de helicóptero convencional”, destacou a fabricante, em nota à imprensa.

→ Leia também: Ações da Embraer disparam 280% em um ano; ainda vale a pena comprar?

A simulação considera valores próximos ao que se espera no futuro para uma operação com uma aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL, em inglês), o “carro voador elétrico”, que ainda está em fase de desenvolvimento pela Eve.

De acordo com a Embraer, a comercialização das passagens teve início nesta terça-feira pela plataforma Flapper.

A operação da aeronave na rota será feita pela Helisul Aviação, um dos maiores operadores de helicóptero da América Latina. Enquanto isso, a Universal Aviation, empresa global de serviços de atendimento aeroportuários, conduzirá o operacional de solo. Já a concessionária Rio Galeão e o Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen completam a parceria como os pontos de origem e destino e estudos associados à experiência.

“A abordagem de desenvolvimento da Eve centrada no ser humano busca esse tipo de validação prática de conceitos e hipóteses que nos ajudarão a entender e endereçar os principais desafios associados à oferta do serviço”, destacou André Stein, CEO da Eve.

Por volta das 14h30, as ações da Embraer (EMBR3) caíam 3,57%, a R$ 23,26. Em um ano, contudo, os papéis concentram ganhos de mais de 200% na B3. Acompanhe a cotação em tempo real pelo TradeMap!

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.