Buscando trazer mais eficiência para as operações, a Vale (VALE3) anunciou, na noite desta quinta-feira (29), que seu conselho aprovou a reorganização das operações de metais básicos.
Nos termos da reestruturação, a Vale irá transferir suas operações de cobre para a subsidiária Salobo Metais, enquanto os ativos de níquel serão transferidos para uma nova sociedade que será constituída pela companhia no Brasil.
“A reorganização busca centralizar as operações de metais básicos no Brasil em duas sociedades, trazendo maior eficiência nos processos e na gestão”, afirma a companhia, em comunicado enviado ao mercado.
A mineradora ressalta que os ativos continuarão a ser consolidados e detidos integralmente pela companhia.
Descaracterização de barragens
Seguindo seu processo de descaracterização de barragens, a mineradora anunciou também que concluiu as obras de descaracterização de mais três estruturas a montante, o Dique Auxiliar da Barragem 5, na Mina Águas Claras, em Nova Lima (MG), o Dique 3 do Sistema Pontal, na Mina Cauê e a barragem Ipoema, na Mina do Meio, ambos em Itabira (MG).
Com isso, a Vale eliminou 40% das estruturas previstas no Programa de Descaracterização. Desde 2019, quando anunciou a iniciativa, a Vale já eliminou 12 estruturas.