Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

EDP planeja investir mais de R$ 40 milhões em usina de hidrogênio verde no Ceará

O projeto será parte do hub de hidrogênio verde que está sendo desenvolvido pelo estado do Ceará.

Foto: EDP/Divulgação


A EDP Brasil (ENBR3) anunciou nesta quarta-feira, 01, que investirá R$ 41,9 milhões na construção de sua primeira usina de produção de hidrogênio verde (H2V). A usina será construída no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará.

O projeto será parte do hub de hidrogênio verde que está sendo desenvolvido pelo estado do Ceará.

A planta do projeto contempla uma usina solar com capacidade de 3 megawatts (MW) e um módulo eletrolisador para produção de combustível a partir de energia renovável.

A capacidade de produção da unidade modular será de 250 normal metro cúbico por hora (Nm³/h) de H2V.

De acordo com João Marques da Cruz, CEO da companhia no Brasil, o Ceará foi escolhido para o projeto pois reúne características estratégicas para a introdução do hidrogênio verde no país.

O executivo afirmou: “Seja por seu excepcional potencial solar e eólico – fundamental para a produção do gás – seja por sua localização e pela oferta de excelente infraestrutura para o escoamento desse produto ao mercado internacional”.

A empresa está tomando diversas medidas de acordo com as metas de seu programa de descarbonização. No início do ano, uma de suas termelétricas a carvão em Portugal foi desativada.

A usina de hidrogênio verde também faz parte dessa iniciativa. Com o projeto, a EDP espera viabilizar a continuidade das atividades da UTE Pecém I, termelétrica abastecida a carvão. O plano é realizar a substituição do carvão pelo H2V.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.