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Direcional (DIRR3): receita cresce e puxa aumento no lucro do 4º trimestre

Empresa teve em 2021 um lucro líquido de R$ 165,92 milhões. O que representa um avanço de 46,7% em comparação a 2020

Direcional: Divulgacao

A Direcional Engenharia, que atua no setor de construção e comercialização de imóveis, registrou um lucro líquido de R$ 50,9 milhões no quarto trimestre do ano passado, o que representa aumento de 25,6% em relação a igual trimestre do ano anterior.

O resultado desconsidera receitas e despesas com efeito pontual sobre os resultados da Direcional. Sem esse ajuste, o lucro teria aumentado 9,8%, para R$ 44,5 milhões.

O resultado positivo da Direcional no quarto trimestre foi puxado principalmente pelo aumento de 14,5% na receita líquida, para R$ 486,9 milhões, que foi mais intenso do que o crescimento nas despesas da empresa. A construtora atribuiu isso à política de precificação, à gestão de estoque e suprimentos e ao ajuste no mix de produtos.

O Ebitda, o lucro antes dos juros, impostos, amortização e depreciação, foi de R$ 108 milhões no quarto trimestre de 2021 – maior patamar alcançado em toda a história da companhia. O número subiu 16,2% no comparativo com os mesmos meses em 2020, onde foi de R$ 93 milhões.

A margem Ebitda se manteve em linha no mesmo comparativo, e passou de 22,0% para 22,3%. A dívida líquida ajustada da empresa terminou o último trimestre do ano passado num movimento de avanço, e ficou em R$ 195,9 milhões, contra R$ 97,2 milhões do mesmo período de 2020. No mesmo comparativo, as despesas gerais e administrativas somaram cresceram 9%, e chegaram a R$ 35 milhões

Em 2021, a Direcional teve um lucro ajustado de R$ 165,92 milhões, avanço de 46,7% em comparação a 2020. Sem o ajuste, o aumento foi de 41,1%, para R$ 159,5 milhões.

Segundo a companhia, no ano passado os lançamentos totalizaram R$ 3,1 bilhões em valor geral de venda, um recorde na história da construtora e que representa crescimento de 78% em relação a 2020. “Vale destacar a grandiosa contribuição da Riva para esse marco: nosso braço de média renda, que possui pouco mais de dois anos de existência, foi responsável por pouco mais de 40% dos lançamentos do ano, alcançando R$ 1,3 bilhão”, disse a Direcional.

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