Destaques econômicos – 13 de maio

Shutterstock/Gsign76

Nesta terça-feira (13) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências:

06:00 – UE 
Percepção Econômica ZEW 
Às 6h, será divulgado pelo instituto ZEW o índice de Percepção Econômica de maio, que mede as expectativas dos investidores institucionais alemães. Em abril, o indicador registrou -18,5 pontos, o mercado projeta uma queda para -4,4 pontos para maio. 

Leituras acima de zero indicam otimismo; abaixo de zero, pessimismo. Resultados acima do esperado tendem a favorecer o euro (EUR), enquanto números abaixo das projeções são considerados negativos para a moeda. 

08:00 – Brasil 
Ata do Copom 
O Banco Central do Brasil divulgará a ata da última reunião do Copom às 08h00. Na última reunião, o Copom elevou a taxa Selic em 0,50 ponto percentual, para 14,75% ao ano. 

09:30 – EUA 
CPI 
O Bureau of Labor Statistics divulga às 9h30 o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos EUA. Em março, o CPI caiu 0,1% no mês, com projeção de alta de 0,3% para abril. No acumulado de 12 meses, subiu 2,4% e estima-se que mantenha estável. 

O núcleo do CPI, que exclui alimentos e energia, teve alta de 0,1% em março. A expectativa para abril é de +0,3%, com avanço anual de 2,8%. 

O CPI mede a variação dos preços do ponto de vista do consumidor, sendo um dos principais indicadores de inflação. Leituras acima do esperado tendem a fortalecer o dólar (USD), enquanto resultados abaixo pressionam a moeda para baixo. 

17:30 – EUA 
Estoques de Petróleo Bruto 
O American Petroleum Institute (API) divulgará os dados mais recentes sobre o estoque de petróleo bruto às 17h30. No último relatório, houve uma queda de 4,490 milhões de barris.



Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.  

 

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.