Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

CSN Mineração (CMIN3): Compra da Samarco dobraria produção e faria ser uma das grandes do setor, diz Genial

Aquisição permitiria a mineradora alcançar uma produção de 66,5 milhões de toneladas por ano

Foto: Shutterstock

Avaliando a possível compra da Samarco pela CSN Mineração (CMIN3), a Genial Investimentos publicou um relatório nesta quarta-feira (22) estimando que, caso o negócio se concretize, a produção da mineradora pode dobrar.

A corretora chegou a essa conta simulando que a Samarco, que é uma joint venture entre Vale e BHP, consiga retomar sua capacidade de produção de 2015, que era de cerca de 30,5 milhões de toneladas de pelotas por ano. Somado a isso, a produção atual da CSN, que é de 36 milhões de toneladas por ano, a companhia atingiria 66,5 milhões de toneladas por ano.

“Supondo que a empresa volte a produzir na mesma capacidade que em 2015, os números da CSN na mineração mais que dobrariam, tendo em vista que existe o fator qualidade do mix de produtos a ser levado em conta”, ressalta a Genial.

Estimativa da Genial para a produção da CSN com a compra da Samarco
Fonte: Genial Investimentos

Além do incremento na produção, a Genial vê a possível compra como um grande passo para a meta de crescimento da CSN, que quer se tornar uma das principais companhias do setor.

Para chegar lá, existem dois caminhos para a CSN Mineração. O primeiro seria a partir do crescimento orgânico, aumentando a capacidade produtiva das suas instalações atuais.

Em segundo lugar, via aquisições, como seria a Samarco. O problema, neste caso, seria a relação conturbada da companhia com seus credores. Nesse imbróglio, a CSN entraria com um plano capaz de resolver isso dentro da recuperação judicial que a empresa está, na avalição da Genial.

Possível compra

O negócio havia sido divulgado pelo jornal Valor Econômico na segunda-feira (21), afirmando que o grupo tem a intenção de conversar com os donos da Samarco e também os credores financeiros da companhia para realizar o negócio.

Além disso, o colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim, afirmou que a CSN contratou o consultor Ricardo K para auxiliar no negócio.

Nesta terça-feira (22), a CSN emitiu uma nota à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) afirmando que contratou a assessoria financeira para avaliar o negócio, apesar de ainda não haver nenhum documento oficial envolvendo a transação.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.