Cosan (CSAN3), Smart Fit (SMFT3) e mais ações para manter em carteira, segundo três gestoras

Opções passam por commodities, empresas de saúde e do setor de energia

Foto: Shutterstock/Thapana_Studio

Passadas as eleições e com a vitória esperada de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os investidores devem olhar para frente em busca de novas oportunidades nas ações brasileiras.

Se o ano que está chegando ao fim foi marcado por um ciclo de alta dos juros no Brasil e lá fora e por indefinições da geopolítica global, o novo momento que se desenha à frente deve trazer a reversão deste cenário.

Esta foi a análise de alguns gestores de fundos de ações que participaram, na tarde desta segunda-feira (31), de um evento organizado pela casa de análise Empiricus.

Ao comentar as ações que carrega na carteira olhando para o futuro, Ary Zanetta Neto, gestor da Brasil Capital, afirmou que segue comprado em Cosan (CSAN3).

Segundo ele, a companhia é uma espécie de “amor antigo” da gestora, que investe no papel desde começou a funcionar.

Neto disse que as ações  da Cosan sofreram recentemente após empresa comprar uma fatia na Vale (VALE3), em um movimento que deixou parte do mercado receoso.

Segundo ele, os preços da ação da Cosan já estavam descontados e, depois de caírem ainda mais, criam uma oportunidade para investidores interessados em comprar os papéis.

O Brasil Capital FIC FIA, principal fundo da casa, está com o desempenho praticamente estável desde o início do ano, com leve queda de 0,03%. No mesmo período, o Ibovespa registrou alta acima de 9%.

Smart Fit (SMFT3) e petrolíferas

Com uma tese de aproveitar a margem de crescimento e penetração das empresas no mercado doméstico e latino-americano, Beatriz Fortunato, gestora da Studio Investimentos, defendeu a aposta em Smart Fit (SMFT3) para o próximo ciclo.

“É uma empresa que teve a saída da pandemia um pouco questionada sobre a capacidade de continuar crescendo. Acho que o modelo de negócio tem uma avenida de crescimento muito grande”, destacou.

O fundo Studio Institucional FIC FIA possui alta de 6,56% neste ano.

Com uma tese mais focada em commodities, que registraram forte alta neste ano por causa das implicações da guerra no Leste da Europa, João Luiz Braga, gestor da Encore Asset, afirmou que grande parte da sua carteira está comprada nas petroleiras PRIO (PRIO3) – antiga PetroRio -, 3R (RRRP3) e na ítalo-argentina Tenaris, que não é listada no Ibovespa, mas pode ser negociada pelo BDR T1SS34.

Apesar de acreditar que as ações da Petrobras (PETR4 e PETR3) estão muito baratas, o gestor se desfez de todas as posições na empresa no início do segundo turno, dada a perspectiva de que a companhia se desvalorizaria após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais.

Ele ressalta, no entanto, que se ficar evidente que a empresa será bem tocada no novo governo, a Petrobras é uma boa opção de investimento. “Pode comprar com 40% de alta que ainda vai se ganhar muito dinheiro”, disse.

O principal fundo de ações da Studio Investimentos registra alta de 7% no acumulado de 2022.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.