A Compass (PASS3), empresa controlada pela Cosan (CSAN3), pretende revender a participação que assumirá em até sete das 19 distribuidoras de gás natural da Gaspetro. A empresa não informou o valor da venda, o nome do comprador destas participações nem quais distribuidoras podem ser envolvidas na operação.
A única pista dada pela Compass foi que a venda de participação acontecerá nas empresas em que a Gaspetro possui participação minoritária.
A informação, porém, diz pouco: segundo dados divulgados pela Petrobras na época em que a Gaspetro foi colocada à venda, a empresa só detém fatia majoritária em duas companhias: Potigás e GasBrasiliano. Nas outras 17 distribuidoras, a fatia é minoritária, e as menores participações estão na Gasmar (23,5%), Compagás (24,5%), GoiasGás (30,5%), Cebgás (32,0%). Gaspisa (37,3%), Gasap (37,3% e Ceg-Rio (37,4%).
Segundo a Compass, a venda das fatias, “bem como a conclusão da aquisição de 51% do capital social da Gaspetro pela Compass, estão sujeitas ao cumprimento de diversas condições suspensivas”, entre elas a aprovação da operação por órgãos como o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), disse a Compass em comunicado.
A Compass fechou acordo em julho do ano passado para comprar uma fatia de 51% da Petrobras na Gaspetro por cerca de R$ 2 bilhões.
Nesta semana, a Superintendência-Geral do Cade recomendou que a operação vá adiante, mas a decisão final cabe ao tribunal do órgão.
A Compass vem crescendo no mercado com a aquisição de outras empresas. Em janeiro a companhia concluiu a compra da Sulgás e passou a controlar quase 70% da distribuição de gás natural do Brasil.