Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Cielo (CIEL3): vendas no varejo cresceram 10,5% no Natal, aponta levantamento

O comércio eletrônico teve alta de 18,4% e o faturamento das lojas físicas avançou 10% em relação ao ano passado

Foto: Shutterstock/MikeDotta

As vendas no varejo cresceram 10,5% nos dias que antecederam o Natal deste ano em relação ao mesmo período de 2021. O comércio eletrônico teve alta de 18,4% na mesma base comparativa, e o faturamento nas lojas físicas avançou 10% no período.

Os dados são do ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado), estudo realizado pela Cielo (CIEL3) que apurou as vendas realizadas entre os dias 19 e 25 de dezembro e que foi divulgado na noite de segunda-feira (26).

Por segmento do varejo, a maior alta ficou com “turismo e transporte”, com uma alta de 26,1% neste Natal.

Na sequência, ficou a área de “cosméticos e higiene pessoal”, com crescimento de 23%. “Livrarias, Papelarias e Afins” teve expansão de 22% e “óticas e joalherias”, um aumento de 18,6%.

Na avaliação de Vitor Levi, superintendente de dados e inovação da Cielo, o fato do dia de Natal (25) ter caído no domingo colaborou com os resultados.

“O consumidor teve a semana completa, incluindo o sábado, dia de vendas fortes, para poder realizar suas compras. Os segmentos dos presenteáveis tiveram grande destaque, como cosméticos e livrarias”, afirmou.

Dentre as vendas nas lojas físicas, a região Sul viu a maior evolução: 12,8%. No Rio Grande do Sul, a alta foi de 11,9%, em Santa Catarina, 10,5%, e no Paraná 15,2%.

Em seguida aparece a região Norte, com avanço de 11,5%. No Sudeste as vendas cresceram 9,3%, com destaques para Minas Gerais (+11,4%), São Paulo (9,5%) e Rio de Janeiro (+6,1%). Enquanto isso, o Centro-Oeste e o Nordeste notaram avanços de 10,9% e 7,6% nos seus faturamentos natalinos.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.